Termos de marketing digital comumente usados

 Termos de marketing digital comumente usados


Neste artigo, vamos conhecer os termos de marketing digital mais usados ​​na rotina dos profissionais e agências de Marketing Digital

Você conhece a maioria dos termos? Vamos.

SEO

Uma das ferramentas mais especializadas e procuradas, o SEO se concentra em tornar um site comercial no topo dos mecanismos de pesquisa, como Google, Yahoo, Bing, etc.

CTA (chamada para ação)

CTA, sigla que significa 'Call to Action', é um recurso utilizado para incentivar um usuário que visita um conteúdo a realizar uma determinada ação.

Geralmente, uma página web possui diversas chamadas para ação estratégicas que visam convencer o usuário a realizar alguma ação, por exemplo:

Ir para uma página de produto

Assinar um boletim informativo

Compartilhe o conteúdo do site em suas redes sociais

Baixe um e-book

Visite a loja virtual/e-commerce

Taxa de rejeição

É a porcentagem de visitas a um site que são sessões de página única, com o visitante saindo sem visualizar uma segunda página. Geralmente é usado como uma medida do envolvimento geral de um site.

Como é calculada a taxa de rejeição?

A taxa de rejeição é calculada pelo número total de visitas a uma página dividido pelo número total de entradas em um site. 

Por exemplo, se a página inicial de um site receber 1.000 visitantes ao longo de um mês e 500 desses visitantes deixarem o site depois de visualizar a página inicial sem prosseguir para outras páginas, a taxa de rejeição da página inicial será de 50%.

Conduz

É um cliente em potencial, é um usuário que demonstra interesse por um produto ou serviço e tem grande probabilidade de se tornar um cliente, ou seja, realizar uma compra ou contratar um serviço. 

Esse interesse é demonstrado ao compartilhar detalhes de contato com você, como endereço de e-mail, número de telefone/WhatsApp ou mídia social para que você possa enviar informações adicionais.

Esta definição pode variar ligeiramente dependendo da indústria. Por exemplo, para algumas empresas, um Lead é um usuário prestes a fazer uma compra, enquanto no marketing digital um Lead é qualquer usuário que fornece seus dados de contato.

Conversão

Uma conversão ocorre quando um cliente ou cliente em potencial conclui uma ação que foi configurada para ele.

Exemplos: fazer uma compra, solicitar um orçamento, preencher um formulário, etc.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é o número de conversões dividido pelo número total de visitantes. Por exemplo, se um site de comércio eletrônico recebe 200 visitantes em um mês e tem 50 vendas, a taxa de conversão seria 50 dividida por 200 ou 25%.

Uma conversão pode se referir a qualquer ação desejada que você deseja que o usuário execute. Isso pode incluir qualquer coisa, desde clicar em um botão até fazer uma compra e se tornar um cliente.

Palavra-chave

Uma palavra-chave é um termo usado no marketing digital para descrever uma palavra ou um grupo de palavras que um internauta usa para realizar uma pesquisa em um mecanismo de busca.

Em uma estratégia de SEO , as palavras-chave são muito importantes e devem ser o núcleo de qualquer redação na web (presente no conteúdo, títulos e elementos de SEO).

As palavras-chave devem ser desenvolvidas e cuidadosamente selecionadas antes de liberar o conteúdo online em plataformas da web.

SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa)

Muitos profissionais de marketing relatam e definem metas para SERPs, abreviação de páginas de resultados de mecanismos de pesquisa. 

Estes são os resultados do link da página quando alguém digita um termo de pesquisa em um mecanismo de pesquisa. 

Nesses resultados, um resultado orgânico não é pago e foi gerado como resultado do SEO, e uma listagem patrocinada equivale a um anúncio que foi pago.

ROI (Retorno Sobre o Investimento)

O ROI é uma métrica financeira de rentabilidade muito utilizada para medir o retorno ou ganho de um investimento. O ROI é uma relação simples entre o ganho de um investimento e seu custo.

Em resumo, o termo ROI corresponde ao lucro obtido após a comparação da receita gerada com o custo envolvido.

Por exemplo, foi investido R$ 100,00 para vender um produto e no final recebeu R$ 150,00, o ROI foi de 50% ou 1,5: 1.

Web Analytics

É a medição e análise de dados para informar a compreensão do comportamento do usuário em páginas da web.

As plataformas analíticas medem a atividade e o comportamento em um blog, por exemplo: quantos usuários visitam, quanto tempo permanecem, quantas páginas visitam, quais páginas visitam, etc.

As empresas usam plataformas de análise da web para medir e comparar o desempenho do site e analisar os principais indicadores de desempenho que impulsionam seus negócios, como a taxa de conversão de compra.

A principal ferramenta utilizada é o Google Analytics.

Marketing de email

Consiste em construir uma lista de assinantes e enviar e-mails para o público-alvo.

O marketing por e-mail é o uso do e-mail para incentivar e desenvolver relacionamentos novos e aprimorados com os clientes, bem como para promover produtos ou serviços. 

É um dos pilares básicos do marketing digital.

SEM (Marketing de Mecanismo de Busca)

Refere-se principalmente ao processo de compra de anúncios nos motores de busca.

SEM é uma estratégia de marketing digital usada para aumentar a visibilidade de um site nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa ( SERPs ).

Embora o termo tenha se referido a atividades de pesquisa orgânica, como otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) e paga, agora se refere quase exclusivamente à publicidade de pesquisa paga.

Search engine marketing também é conhecido como pesquisa paga ou PPC (pagamento por clique).

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo engloba todas as práticas usadas para disponibilizar conteúdo relevante para clientes, clientes em potencial e usuários de uma marca.

O marketing de conteúdo pode envolver conteúdo de várias maneiras diferentes: vídeos, e-books, guias, webinars, estudos de caso, infográficos, postagens de blog e muito mais.

página de destino

Uma página de destino é uma página onde um visitante é redirecionado após clicar em um anúncio, promoção ou resultado de pesquisa.

O objetivo de uma página de destino é obter os dados de contato do visitante em troca de e-books, acesso a um webinar online, ofertas exclusivas de compras etc. Frequentemente usado para capturar leads ou vender produtos.

CTR, CPM, CPA, CPL E CPC

No Marketing Digital, as siglas CTR, CPM, CPA, CPL e CPC são constantemente utilizadas no dia a dia!

CTR – Taxa de cliques, ou taxa de cliques, mostra a variação entre cliques e aparições de anúncios. 

Por exemplo, se o cliente visualizou seu site 1000 vezes e clicou em 200 (80%) delas, ou seja, você teve um CTR de 20%;

CPM – Cost Per Thousand, ou Cost Per Thousand, nesta categoria o usuário pagará pela veiculação, ou seja, ele paga toda vez que o anúncio atingir 1000 visualizações, ideal para quem quer mostrar a marca;

CPA – Cost Per Action, ou Custo por Ação, também descrito como CPV, Cost per Sales, nos mostra quanto foi gasto a cada venda realizada;

CPL – Custo por Lead, é o custo das pessoas que entraram em um site e realizaram alguma ação, por exemplo, usuários que acessaram uma Landing Page e fizeram um cadastro para receber um e-book;

CPC – Cost Per Click, ou Custo Por Clique, é o método mais comum de links patrocinados. Será pago um valor sobre os cliques nos anúncios, que são amplamente utilizados para fins de vendas.

Teste A/B

É um método de comparação de duas versões de uma página da Web ou criativo de anúncio etc. entre si para determinar qual delas tem o melhor desempenho. 

O teste A/B é essencialmente um experimento em que os usuários veem duas ou mais variantes aleatoriamente, e a análise estatística é usada para determinar qual variante teve o melhor desempenho para uma determinada meta.

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