O que é CMS e como funciona?

O que é CMS e como funciona? 

Se você faz web design ou se interessa por computadores, deve ter ouvido o nome de CMS em algum momento ou outro. CMS é muito importante para construir um site.

É muito fácil entender o CMS se você tiver um pouco de conhecimento de computadores.

Se você não tem conhecimento de informática e não é da área técnica, dificilmente terá conhecimento sobre CMS. Mas não há nada para se preocupar.

Pois através deste artigo irei explicar para você em linguagem fácil o que é CMS, qual é a forma completa do CMS, como funciona o CMS, quais são os exemplos de CMS e quais são as vantagens e desvantagens de usar o CMS.

Se você quer saber o que é  CMS , então para isso você tem que ler o artigo até o final. Então vamos começar o artigo de hoje sem perder tempo.

O que é CMS?

CMS, cujo nome completo é Content Management System , é um tipo de programa de software ou um conjunto de ferramentas. Através do CMS, um usuário comum que não possui conhecimentos de codificação também pode criar seu site e gerenciar seu conteúdo.

Simplesmente, coloque um sistema através do qual os usuários podem gerenciar seu conteúdo digital é chamado de CMS.

Através do CMS, você pode gerenciar o conteúdo do seu site, como artigos, imagens, vídeos, áudios, etc, e ajustar seu site conforme necessário.

Uma pessoa que não tem conhecimento de codificação também pode criar facilmente seu site por meio do CMS. 

Por que o CMS foi necessário?

Para entender a necessidade do CMS, primeiro precisamos saber como o site foi criado anteriormente. Quando a Internet surgiu, costumava levar muitos dias para criar um site.

Para fazer um site, muita codificação tinha que ser feita e, para codificar, era necessário ter conhecimento de várias linguagens de computador (como HTML, JAVA, CSS, C++, PHP, etc.).

Costumava levar de 3 a 4 dias para fazer essa codificação. Criar um site por meio de codificação costumava enfrentar muitas dificuldades.

Para superar esse problema, o CMS foi criado. Anteriormente, o site levava de 3 a 4 dias para ser criado, mas com a ajuda do CMS, esse site pode ser criado em apenas dez minutos.

Anteriormente, ao criar um site, todos os recursos do site precisavam ser codificados. Mas após a existência do CMS, o usuário já recebe o formato básico do site. Os usuários podem organizar esse formato de site conforme sua conveniência.

Muitas facilidades são fornecidas ao usuário dentro do CMS. Os usuários podem aplicar temas, instalar plugins, adicionar novos recursos e dar uma aparência atraente ao site.

Como funciona o CMS?

O CMS fornece uma interface gráfica do usuário (GUI) para o usuário, por meio da qual o usuário pode gerenciar facilmente o site.

Um formato básico do site é pré-preparado no CMS, que contém muitas funções. Os usuários podem ativar ou desativar essas funções com um clique e podem gerenciar seu conteúdo.

O CMS oculta a codificação complexa e fornece uma interface amigável ao usuário.

Vamos entender isso através de um exemplo, suponha que você queira publicar no site sem escrever conteúdo sem CMS.

Então, para isso, você precisa codificar muito e depois enviar o conteúdo para o servidor do site. Este trabalho levará muito tempo.

Por outro lado, usando o CMS, você terá uma interface amigável e poderá escrever conteúdo digitando da mesma forma que digita no MS Word, e publicar o conteúdo no site com um único clique.

Esse conteúdo vai ao ar em seu site em tempo real.

Para entender melhor o funcionamento do CMS, você também deve ter conhecimento sobre seus componentes.

Quais são os componentes do CMS

Existem principalmente duas partes do CMS pelas quais todo esse sistema funciona. Um CMA e outro CDA .

CMA (Content Manage Application) – Este é o componente de edição do CMS que funciona no front-end. O CMA fornece uma interface amigável ao usuário por meio da qual o usuário pode interagir com o site.

Através do CMA, o usuário pode ativar ou desativar qualquer função do site com apenas um clique, podendo criar, editar e deletar o conteúdo do site.

CDA (Content Delivery Application) – Este é um componente de publicação do CMS que funciona no back-end. Quando o usuário cria, atualiza ou exclui conteúdo no site, o CDA publica a atividade realizada pelo usuário no site.

Exemplo de CMS

  • O WordPress é o maior CMS do mundo. Cerca de 30% dos sites do mundo são construídos em WordPress.
  • O Blogger também é uma plataforma conhecida para web design, que é um produto do Google.
  • Você também pode criar um site no Magento. Sites de comércio eletrônico como Flipkart e Amazon são construídos em Magento.
  • Sites de comércio eletrônico também são criados no Opencart.
  • Joomla, Drupal, Wix, etc. também são exemplos de CMS.

Atualmente, muitos tipos de CMS surgiram no mercado, por meio dos quais podemos criar facilmente um site.

Principais Vantagens do CMS

Até agora você deve ter entendido o que é CMS , agora vamos saber também sobre alguns benefícios do CMS. Existem muitos benefícios para o usuário ao usar o CMS. tal como -

  • Antes levava muito tempo para construir um site, mas depois da chegada do CMS, o site pode ser criado em dez minutos. Isso economizou tempo.
  • Anteriormente, era necessário um desenvolvedor web para criar um site, costumava levar muito dinheiro para construir um site, mas depois da chegada do CMS, qualquer pessoa pode criar um site, então também economizou dinheiro.
  • O CMS possui excelentes recursos de segurança para manter o conteúdo do site e o banco de dados protegidos contra hackers.
  • O CMS fornece uma interface amigável para SEO.
  • Com isso, um site pode ser criado mesmo sem o conhecimento de linguagem de computador.
  • Quase todos os CMS são de código aberto, você não paga nenhum tipo de cobrança por usá-los.
  • Uma pessoa que não seja da área técnica também pode criar um site com a ajuda do CMS.

Algumas Desvantagens do CMS

Embora o CMS tenha muitas vantagens por um lado, por outro também apresenta algumas desvantagens. Vamos também dar uma olhada nas desvantagens do CMS.

  • O usuário precisa contar com plugins e widgets para muitas de suas tarefas.
  • Muitos plugins são muito caros, custando centenas de dólares.
  • Se você usar mais plug-ins para tornar seu site atraente, a velocidade do seu site diminuirá.

Perguntas frequentes sobre CMS

P – O que você entende por CMS?

O CMS é um sistema pelo qual qualquer usuário pode criar um site e gerenciar seu conteúdo sem conhecimento de codificação.

P – Qual é a forma completa do CMS?

O nome completo do CMS é Sistema de gerenciamento de conteúdo, que é chamado de Sistema de gerenciamento de conteúdo em hindi.

P – O que é um exemplo de CMS?

Exemplos de CMS são WordPress, Joomla, Drupal, Wix, etc.

*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem