Como aumentar o tráfego do site com marketing de conteúdo

Como aumentar o tráfego do site com marketing de conteúdo


O marketing de conteúdo tornou-se o centro da maioria das estratégias de marketing. 
Empresas de todos os tamanhos estão recrutando profissionais para garantir que o conteúdo seja criado e distribuído de forma consistente e atraente.  

Isso porque o tráfego orgânico, tráfego que não é obtido por meio de anúncios, tem um valor especial para as empresas: gera maior credibilidade e engajamento.. O propósito do marketing de conteúdo pode ter começado como uma forma de as empresas se comunicarem com seu público, mas sua importância atingiu um patamar superior. 

O marketing de conteúdo agora é visto como o principal impulsionador do SEO e do tráfego orgânico. Sem surpresa, os profissionais de marketing estão gastando muito tempo desenvolvendo ideias para direcionar os visitantes a seus sites e incentivar os usuários a usar os produtos ou serviços das empresas. 

Mas sem uma estratégia de conteúdo sólida, o próprio conteúdo pode ser ineficaz. É por isso que neste post vamos detalhar o marketing de conteúdo e uma estrutura de quatro etapas que você pode seguir imediatamente, com as seguintes seções:

  • Como melhorar seu plano de conteúdo
  • Definindo seus objetivos de marketing de conteúdo
  • Pesquisa de conteúdo em andamento
  • Estabeleça sua autoridade
  • promoção cruzada

Como melhorar seu plano de conteúdo

Mesmo com o conteúdo mais bem escrito, seus artigos podem não estar recebendo tanto espaço quanto você gostaria.

Suas peças não estão bem classificadas para as palavras-chave que você está priorizando e seu site não está obtendo aquela posição altamente cobiçada na primeira página do Google .

Então, o que está acontecendo de errado?

Sua primeira ideia pode ser criar mais conteúdo. Mas mais conteúdo não significa necessariamente engajamento nas redes sociais ou melhor desempenho no Google.

Com isso em mente, como você usa o marketing de conteúdo para aumentar o tráfego do seu site sem ter que gastar muito dinheiro ou criar um fluxo massivo de conteúdo?

A resposta é simples: uma estrutura de marketing de conteúdo ajudará você a aumentar o tráfego orgânico para seu site.

Agora é hora de descobrir você mesmo essa estrutura útil de quatro etapas.

Passo 1: Definindo seus Objetivos de Marketing de Conteúdo

Criar uma estratégia de conteúdo que leve a um crescimento escalável deve ser uma prioridade. E o primeiro passo para criar uma estratégia forte é definir seus objetivos de conteúdo.

Assim como definir metas gerais de marketing e negócios, definir metas para seu conteúdo ajudará você a se comprometer com sua estratégia, permanecer no caminho certo e alcançar um crescimento consistente.

Abaixo estão os principais objetivos do marketing de conteúdo:

  • Conversões mais altas
  • Aumente o tráfego
  • Aumentar a autoridade do domínio

Você pode estar criando conteúdo na tentativa de atingir esses objetivos, mas quais etapas você está realizando no processo? 

Você está criando o mesmo tipo de conteúdo para todos os propósitos? Se seus objetivos são diferentes, diferentes tipos de conteúdo são necessários.

Se você está criando conteúdo otimizado para sua estratégia de criação de links, está trabalhando para aumentar sua autoridade de domínio. 

No entanto, o mesmo conteúdo pode não ajudar a aumentar suas conversões porque as palavras-chave que você está usando para conteúdo de criação de links serão significativamente diferentes das palavras-chave que você escolher para conversões.

Da mesma forma, quando seu conteúdo é todo sobre conversões, é provável que você perca oportunidades de classificação em suas principais palavras-chave.

O que você pode fazer para atingir esses vários objetivos, então? Comece diversificando o conteúdo que você está criando. 

Sua marca pode ter se concentrado em um tipo de tópico por muito tempo, criando grandes quantidades de conteúdo bem escrito que direcionaram o tráfego para seu site. Mas esse estratagema não é mais bom o suficiente.

Já existe muito conteúdo disponível na internet e, se você deseja utilizar postagens de blog para atingir suas metas de crescimento, precisa fazer alterações em sua estratégia de marketing de conteúdo.

Com seus objetivos amplos em mente, você precisa criar objetivos menores e dividi-los em objetivos ainda menores para alcançá-los.

Por exemplo, se você estiver procurando por mais tráfego na web, pense em criar metas menores como:

  • Objetivo principal: Aumentar o tráfego da web em 50%
  • Objetivo secundário: Aumentar as visitas ao blog em 20% ao mês

E defina ações para atingir esses objetivos:

  • Verifique o Google Analytics
  • Encontre as peças com melhor desempenho
  • Analisar palavras-chave
  • Otimize o conteúdo com palavras-chave
  • Promova o conteúdo nas redes sociais 

Para deixar a criação e distribuição de conteúdo mais organizada, você pode criar um mapa mental como este, definindo canais, tipos de materiais e temas para cada objetivo enquanto organiza o gráfico de marketing para direcionar melhor os esforços:

Ao quebrar suas metas de marketing e mapeá-las por meio de modelos de gráficos, será muito mais fácil atingir as principais metas que você se propôs a alcançar. 

Depois de definir as metas corretamente, é hora de passar para a segunda etapa dessa estrutura de marketing de conteúdo: a fase de pesquisa de conteúdo.

Etapa 2: pesquisa de conteúdo em andamento

Existem dois tipos principais de pesquisa que você precisa fazer antes de criar seu conteúdo: pesquisa de público e pesquisa de palavras-chave .

1. Pesquisa de público

Quem usa a esfera digital para marketing sabe que o público deve conduzir tanto seu próprio conteúdo quanto sua estratégia de conteúdo.

Com isso em mente, você precisa saber quem está lendo seu conteúdo online, em que tipo de assunto eles estão interessados ​​e por que estão interessados ​​nele, para que você possa decidir a melhor forma de alcançá-los.

A mídia social e o Google Analytics podem fornecer muitas informações sobre os usuários on-line, mas você precisa examinar mais do que apenas dados demográficos e interesses.

Por exemplo, seu público-alvo pode ter entre 23 e 45 anos, mas essa é uma faixa etária bastante ampla. 

O conteúdo que você cria para um jovem de 23 anos pode não agradar a um jovem de 43 anos. Tem uma segmentação aí que você precisa adaptar seu conteúdo.

Além disso, descubra se os interesses do seu público-alvo podem ou não ser benéficos. Saber que o público está interessado nos filmes da Marvel não vai te ajudar se o produto que você está vendendo for um encanamento.

Mesmo que você escreva sobre a Marvel, as chances dessa parte do público ler seu conteúdo são mínimas. 

Por outro lado, se você é uma empresa de encanamento que escreve conteúdo sobre como resolver problemas comuns de encanamento, isso aumenta significativamente suas chances de atingir seu público-alvo.

É assim que você decide que tipo de conteúdo precisa criar.

Você pode criar fluxogramas para cada segmento de seu público para definir quais tópicos cobrir para cada um deles. 

Quais problemas eles precisam corrigir? Quanto eles sabem, ou querem saber, sobre o seu produto? Direcione esses leitores para o seu conteúdo porque eles já estão te procurando; eles simplesmente não sabem como encontrá-lo. 

Dependendo da profundidade do assunto, você pode realizar ações mais elaboradas, como criar um ebook, uma apresentação de slides ou tutoriais em vídeo, por exemplo.  

Você pode ter em mãos os dados demográficos gerais do seu público, mas dentro desse grupo, encontre as pessoas que se envolverão com o que você criar. Isso leva à próxima parte da fase de pesquisa: pesquisa de palavras-chave.

2. Pesquisa de palavras-chave

Encontrar palavras-chave apropriadas é uma parte fundamental do processo de redação de conteúdo – na verdade, o marketing de conteúdo é basicamente direcionado por palavras-chave.

Palavras-chave são o que ajudam as pessoas a encontrar seu conteúdo, então se você não está pesquisando como usá-las, seu conteúdo está essencialmente se perdendo no vasto mar de conteúdo online, sem ninguém clicar, olhar ou ler seu bem escrito trabalhos.

Existem dois tipos principais de palavras-chave essenciais para uma marca: palavras-chave de intenção transacional e palavras-chave informativas.

Palavras-chave de intenção de compra são palavras-chave que você usa para direcionar o tráfego para páginas da web focadas em conversão. Normalmente, as palavras-chave de intenção de página são usadas em páginas de destino. 

As palavras-chave que você usa para essas páginas geralmente são baseadas no produto ou serviço que você está vendendo, como “equipamento de encanamento”. Esses tipos de palavras-chave costumam ser bastante competitivos. 

Todo mundo que está vendendo um produto semelhante está procurando por palavras-chave específicas, o que dificulta a classificação da sua empresa nos mecanismos de pesquisa. 

Dependendo do produto, também pode ser difícil incluir essas palavras-chave naturalmente no conteúdo sem parecer excessivamente focado em vendas.

As páginas que são informativas e não focadas em vendas, entretanto, tendem a usar palavras-chave informativas.

Portanto, em vez de 'equipamento de encanamento', essas páginas usarão uma palavra-chave como 'como desentupir um ralo'.

Essas são as páginas que as pessoas acessam quando querem aprender algo, não comprar algo. É por isso que as palavras-chave usadas aqui provavelmente não serão tão competitivas quanto as palavras-chave de alta intenção.

3. Organizando suas palavras-chave

Você pode começar usando o Google Search Console para determinar quais palavras-chave estão relacionadas à sua empresa que as pessoas estão pesquisando para encontrar o conteúdo que você precisa cobrir.

Você também pode usar o planejador de palavras-chave do Google ou ferramentas como SEMrush e Ahrefs para descobrir os volumes de pesquisa para as palavras-chave que você está segmentando e quais palavras-chave relacionadas você pode usar.

Depois de ter uma ideia de suas palavras, liste as categorias amplas de palavras-chave, liste as palavras-chave associadas em subcategorias e divida-as em mais um nível.

A partir daí, você pode determinar suas palavras-chave de cauda longa. O mapa mental abaixo é um exemplo de como as palavras-chave se relacionam entre si.

Com suas palavras-chave organizadas, você poderá criar conteúdo direcionado às palavras-chave relevantes que as pessoas realmente procuram e até mesmo agrupar tópicos relacionados para planejar a estrutura de um e-book para gerar mais leads.

A pesquisa de palavras-chave pode levar algum tempo, mas evita que você tenha que criar conteúdo que não será encontrado. As palavras-chave certas podem aumentar significativamente seu tráfego, o que torna um esforço valioso.

Etapa 3: estabeleça sua autoridade

Com tantas grandes empresas dominando o tráfego online, você precisa fazer algo diferente para ser notado.

Depois de determinar seu público e encontrar suas palavras-chave, agora você está bem posicionado para provar ao Google que é uma figura de autoridade em seu campo.

Mas como você pode se estabelecer como uma figura de autoridade e provar ao Google que merece uma boa classificação?

Uma das principais maneiras de estabelecer autoridade é otimizar o uso de palavras-chave. Se você seguiu essa estrutura, já terá dividido suas palavras-chave em vários tópicos menores – vá em frente e use várias dessas palavras-chave em seus artigos.

Como todos estão relacionados, os internautas acabarão sendo direcionados para sua palavra-chave principal – sua palavra-chave focada em vendas.

Outra forma de estabelecer autoridade é criando links para o seu conteúdo.

Para fazer isso, você terá que encontrar sites com ideias semelhantes que colocarão links para o seu site em seu próprio conteúdo. Quanto mais desses links – conhecidos como backlinks – você ganhar, mais confiante o Google ficará de que você é um recurso confiável.

Sua estratégia de marketing de conteúdo deve ajudar e permitir que você se torne uma figura de autoridade em seu campo.

Mas tudo se resume a palavras-chave – com as palavras-chave certas, você pode chegar à primeira página do Google para alcançar seu público-alvo com muito mais facilidade.

Etapa 4: promoção cruzada

Nas três etapas anteriores da estrutura, discutimos maneiras de otimizar seu conteúdo para o Google e seu público.

Na quarta e última parte da lista de tarefas dessa estrutura de marketing de conteúdo, você precisa encontrar maneiras de atingir seu público, pois apenas criar conteúdo não é suficiente. Você precisa começar a promover.

Você pode divulgar seu conteúdo nas redes sociais, por meio de posts ou guest posts, por exemplo. Mas existem outras maneiras de maximizar seu funil de vendas.

Já mencionamos backlinks antes como uma forma de ganhar autoridade no Google. Mas backlinks também são ótimos para promover seu conteúdo.

Você pode usar uma ferramenta como o Ahrefs para encontrar conteúdo que pode ser vinculado a você. Algumas dicas a ter em conta na procura de parcerias deste tipo:

  • Mantenha seu toque pessoal para que não pareça que um robô lhe enviou um e-mail.
  • Não tenha medo de experimentar! Um tipo de e-mail pode funcionar para uma pessoa e não para outra, então tente combinações diferentes.
  • Peça feedback. Frequentemente, os parceiros em potencial não entenderão a ideia por trás da proposta, portanto, faça um bom acompanhamento e dê a eles a chance de fazer perguntas. 

O link building geralmente é um ótimo complemento para sua estratégia de marketing de conteúdo, mesmo que leve tempo para ser executado. Mas não deixe que isso o desencoraje. 

Juntamente com seus esforços de promoção orgânica, o link building ajudará a melhorar significativamente o tráfego da web ao longo do tempo, então definitivamente vale a pena o tempo e o esforço!

Tudo bem, espero que você tenha achado este artigo útil, se sim, não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos que desejam aumentar o tráfego do site.

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