O que é Tráfego do Site? e Tipos de Tráfego

O que é Tráfego do Site? e Tipos de Tráfego

Entender o que é tráfego e como ele funciona é essencial para quem quer começar um negócio online, principalmente para vender produtos. 

No ambiente virtual, o tráfego é bastante disputado por marcas e empresas que já começaram a utilizar estratégias de marketing digital em seus negócios, pois por meio dele é possível atrair novos clientes e vender seus produtos ou serviços.

Porém, para gerar tráfego é preciso atingir o público, marcar presença, investir em relacionamento e manter um diálogo aberto, além disso, atualmente, você pode contar com uma infinidade de ferramentas disponíveis em diferentes canais, para atrair mais seu público facilmente. 

Mas antes de aprender e começar a usar essas estratégias, vamos apresentar neste artigo o que é tráfego, o que é tráfego pago e orgânico, os tipos de tráfego, porque é tão importante para você ter sucesso no meio digital e como utilizá-lo. —estratégias para direcionar o tráfego para seus canais e sites. 

O que é Tráfego do Site?

Neste tópico, vamos definir o que é tráfego para que você também entenda sua importância no ambiente virtual. 

No ambiente virtual, a palavra tráfego refere-se ao movimento de usuários entre páginas na internet, quando falamos de tráfego estamos falando do fluxo de pessoas que acessam sites, lojas virtuais, marketplaces e redes sociais. 

Como você pode ver, o conceito é muito semelhante ao conceito usado para descrever o tráfego, que é o movimento dos veículos nas ruas. 

Quando falamos de mercado digital, gerar tráfego é um dos principais objetivos de qualquer site ou rede social, pois quanto mais pessoas acessam esse canal, maior é a exposição da sua marca, do seu produto ou serviço e, consequentemente, maior será o seu chances de gerar uma conversão (vender um produto).

Ao contrário do que acontece em uma loja física, onde na maioria das vezes a concorrência está localizada na mesma área ou região, no ambiente virtual seu negócio concorre com todas as lojas ou sites do mesmo nicho de mercado, e por isso, o tráfego é altamente disputado.

Quem deseja investir na geração de tráfego para obter mais vendas no site, ou loja virtual, precisa estar atento às estratégias de marketing digital, como veremos adiante neste artigo. 

E felizmente, algumas dessas estratégias possuem ferramentas automatizadas que facilitam muito a obtenção de dados, permitindo que você otimize suas estratégias gerando mais tráfego para o seu negócio. 

A importância de ter sua loja online para o tráfego

Você entende bem o que é tráfego? Então agora você deve entender que para gerar tráfego você deve, antes de tudo, trazer sua empresa para o ambiente virtual.

O site, ou loja virtual, será o ponto de referência para o consumidor, e é para ele que você vai direcionar o tráfego que recebe nas redes sociais e outros canais para que seja possível gerar conversões.

Como abordamos anteriormente, o objetivo de gerar tráfego é aumentar os lucros da sua empresa em seu site ou loja online. 

O Wix, por exemplo, é uma plataforma onde você pode criar do zero seu Site Wix ou sua Loja Virtual Wix, ou escolher entre os templates oferecidos pela plataforma para personalizá-los e torná-los ainda mais acessíveis ao consumidor. 

A plataforma oferece otimização da experiência do usuário por meio de uma variedade de recursos, como criação de designs responsivos, promoção de sua marca em vitrines de última geração, experiências de compra simplificadas e um pacote líder do setor de aplicativos profissionais de comércio eletrônico.

Diferentes tipos de tráfego do site

Antes de prosseguir é preciso entender que o público pode utilizar diferentes caminhos para chegar ao seu site, esses caminhos são chamados de origem do tráfego e como no marketing digital a maioria das estratégias são analisadas, reformuladas e otimizadas através de dados, as origens do tráfego. tráfego são muito importantes.

Por meio das fontes de tráfego, é possível avaliar quais tipos de tráfego estão gerando maior retorno para o seu site. Conheça agora os principais tipos de tráfego:

Tráfego Orgânico

Para entender o que é tráfego orgânico, saiba que é o tipo de tráfego que ocorre de forma “natural”, e por isso é o tipo de tráfego mais disputado no meio digital.

Mas o que queremos dizer quando falamos que o tráfego orgânico ocorre naturalmente? Isso porque esse tipo de tráfego elimina, ou ocorre sem, a necessidade de pagar pelos canais que você está utilizando. 

É como quando você faz uma busca por um produto no Google, ou em uma rede social, e acaba encontrando uma lista de sites ou perfis relacionados à sua busca.

Os resultados da pesquisa do Google são classificados e exibidos de acordo com a qualidade do conteúdo e sua resposta à sua pergunta. 

E para que seu site esteja entre as primeiras posições, você precisa conhecer os parâmetros de SEO, pois a qualidade dos links diminui conforme você desce nos resultados da página.

E não é mais novidade que os links inseridos nas primeiras posições são os que mais conquistam cliques e geram tráfego orgânico. 

Além de muito procurado, esse tipo de tráfego pode demorar para gerar resultados, pois depende da aplicação de técnicas específicas como SEO, reconhecimento de marca e divulgação.

Nas redes sociais, você precisa ter um conteúdo relevante e uma certa taxa de engajamento em suas postagens para que seu perfil seja considerado relevante pelo algoritmo das redes sociais.

Tráfego pago 

Você já entendeu o que é tráfego orgânico e como ele funciona? Agora você vai entender o que é tráfego pago no Instagram ou qualquer outro canal. Lembra que no final do subtópico anterior mencionamos que o tráfego orgânico pode ser demorado, pois envolve uma série de fatores?

O fato é que a internet é um universo de possibilidades e até um negócio começar a dar lucro pode ser bastante demorado, por isso existem ferramentas de tráfego pago, para minimizar o tempo de espera, aumentar a visibilidade do seu negócio, e te trazer quase resultados imediatos. 

Se você ainda não entendeu bem, vamos com calma, pois existem diversas formas de gerar tráfego pago. Começando com o Google, o Google possui uma ferramenta chamada Google Ads, que permite gerar anúncios patrocinados para todas as redes de propriedade do Google.

Estamos falando de redes de pesquisa, redes de exibição, Youtube, Google Shopping e Play Store. 

A escolha do tipo de rede e onde anunciar vai depender do seu objetivo, mas vamos abordar as duas redes mais utilizadas para gerar tráfego pago: a Rede de Pesquisa e a Rede de Display. 

Na rede de busca é possível colocar a página patrocinada nos resultados do Google, antes dos orgânicos, garantindo assim uma posição de destaque para o seu site e consequentemente gerando mais tráfego pago. No entanto, o link pode ser identificado com a tag “ad”, indicando que se trata de um anúncio.

O outro formato de anúncio que gera tráfego pago está na rede de display. Consiste na compra de espaços nos sites parceiros do Google. Dessa forma, seu anúncio pode aparecer em blogs, colunas e portais relacionados à sua marca e de interesse de clientes em potencial.

Nas redes sociais também é possível utilizar mecanismos de anúncios patrocinados como Facebook Ads e Instagram Ads onde poderá gerir e criar anúncios patrocinados para Instagram e Facebook, onde irão gerar tráfego para as suas páginas ou perfis dentro das respetivas redes sociais.

Tráfego de referência

O tráfego de referência se apresenta muito mais como uma estratégia para conseguir tráfego. Você provavelmente já recomendou uma marca ou já recebeu recomendações de uma marca.

O tráfego de referência acontece assim. Porque, antes de efetuar uma compra ou contratar um serviço, é normal realizarmos uma extensa pesquisa sobre um produto, e durante esse processo procuramos sites confiáveis ​​que compartilhem suas experiências com determinadas marcas.  

No ambiente virtual, o tráfego de referência ocorre por meio do compartilhamento de links, por exemplo, quando um site cita o seu, ele transfere um pouco de sua credibilidade e autoridade para sua página.

Na internet, com os links, é como se o site dissesse que o internauta pode confiar em você. Tanto o Google quanto os usuários entendem dessa forma.

Ou seja, o tráfego de referência é muito valioso não apenas para atrair usuários, mas também para informar ao algoritmo do Google que suas páginas são úteis.

Semelhante à analogia do amigo, quanto mais confiável e relevante for o site, maior será a força de seus links de entrada. As pessoas chegaram ao seu site recomendando outros sites. 

Trafico direto

Você já entendeu mais sobre o que é tráfego e como ele funciona, saiba que o tráfego direto é o mais fácil e simples de entender. 

Se por um lado, no tráfego orgânico, o cliente encontra seu site entre outras opções de sites que também estão sendo mostrados para ele, no tráfego direto ele já conhece e já conhece sua marca e busca ir direto a ela. Portanto, ele não procurará ou precisará de intermediários, como redes sociais ou outros blogs. Nesse caso, ele vai digitar o nome da página diretamente no buscador ou acessar o endereço do seu link. 

Ou seja, esse modelo de tráfego só é possível quando o usuário já conhece o site de alguma forma, o que pode acontecer em outros canais, incluindo mídia offline, ou recebendo indicações de amigos e influenciadores.  

O tráfego direto também ocorre quando o usuário salva seu site através de um botão nos favoritos e quando precisa tem acesso direto ao link. 

Tráfego social

Tráfego social é aquele que vem das redes sociais, como sabemos as redes sociais atualmente tem um papel importante no marketing digital, e além da possibilidade de expor e vender seus produtos por esses canais, são ótimas plataformas para a divulgação de um ligação. seu site ou sua loja online.

Dessa forma, toda vez que você compartilhar links no Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube ou outras plataformas de interação, por isso, quem quer montar uma loja virtual também aposta no Marketing para redes sociais. 

Esse tipo de compartilhamento é muito benéfico, pois é capaz de mostrar aos algoritmos do Google que seu site é relevante. 

É importante perceber que embora as redes sociais tenham um tráfego próprio de usuários, na maioria das vezes, não é por esse canal que ocorre uma conversão, mas sim dentro do site ou loja virtual da sua empresa, principalmente quando falamos de produtos. 

Para gerar tráfego social, você precisa mais do que compartilhar links, você precisa saber como criar um perfil profissional, o que é uma bio, como organizar seu feed, exibir produtos e publicar conteúdo de valor. 

O que é Tráfego Qualificado? 

Depois de conhecer os diferentes tipos e fontes de tráfego, você também precisa entender o que é tráfego qualificado e porque esse conceito vai te ajudar a otimizar suas chances de conseguir conversões. 

O conceito de tráfego qualificado nada mais é do que investir na captação de tráfego de um público realmente interessado em adquirir seu produto ou serviço. 

Pois, na teoria “quanto mais pessoas acessando seu site ou rede social melhor” na prática essa estratégia não funciona muito bem no ambiente virtual.

É preciso segmentar e traçar o perfil do cliente ideal, bem como construir personas, voltando todas as suas estratégias para solucionar as dores desse público ao entender quais são suas necessidades e desejos.

Para segmentar seu público você pode utilizar diversas estratégias, e tudo vai depender do canal que você está utilizando.

Se você está investindo em tráfego pago, por exemplo, é para filtrar suas campanhas apenas por determinadas regiões, perfis comportamentais, idade, gênero ou outras variáveis.

Se você busca obter tráfego orgânico, investir em marketing de conteúdo e produzir conteúdo específico para sua persona aliado ao uso de palavras-chave e aplicativos de SEO atrairá pessoas com alto potencial de se interessar pelo que você vende. 

Você também precisa entender um pouco do funil de vendas e da jornada de compra para saber como direcionar esse tráfego e gerar mais conversões a partir dele. 

Agora você entende o que é tráfego e como ele funciona?

Neste artigo, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre o que é tráfego, seus tipos e quais são as estratégias e ferramentas mais comuns para impulsionar o seu negócio.

Agora é hora de aprofundar seus estudos com um curso ou contratar um gestor de tráfego para gerir seu negócio sem se sentir inseguro e com mais chances de sucesso e gerar conversões.

Para o próximo!

*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem