Como escolher ferramentas de marketing por e-mail

 Como escolher ferramentas de marketing por e-mail

Mesmo sendo uma das primeiras opções de comunicação online, o e- mail nunca “saiu de moda”. Muito utilizado até hoje, é um dos principais aliados para alavancar sua estratégia de marketing. É fundamental que você adote uma ferramenta de e-mail marketing e comece a traçar sua estratégia para crescer e vender por meio de sua lista de e-mail.

Como escolher a melhor ferramenta de e-mail marketing

Para ter sucesso em suas campanhas de e-mail marketing, é fundamental que você escolha uma ferramenta que atenda às suas necessidades atuais.

Com tantas opções disponíveis no mercado, essa tarefa pode ser bastante difícil, considerando que as ferramentas de e-mail marketing podem ter uma ampla gama de funcionalidades.

Por isso separamos algumas dicas para você que ainda está em dúvida sobre qual ferramenta usar e para quem quer entender o que deve ser levado em conta na hora de escolher a ferramenta de e-mail marketing ideal para o seu negócio. 

Acessibilidade e simplicidade

Na hora de escolher sua ferramenta de e-mail marketing, é fundamental que você preze pela praticidade, principalmente se for utilizá-la diariamente. 

Portanto, é necessário escolher uma ferramenta que se apresente simples e intuitiva, de preferência escolha uma ferramenta que não exija conhecimento de HTML para utilizá-la.

Dessa forma, você pode focar na sua campanha e não perder tempo com os detalhes de funcionamento da ferramenta.

Segmentação do seu banco de dados

É fundamental para você ter sucesso em suas campanhas que você consiga segmentar seu público com base em características como interesses, idade, sexo, região geográfica, renda, e muitas outras possibilidades.

Essa segmentação permitirá otimizar suas campanhas e consequentemente atingir seu público-alvo com maior assertividade e gerar melhores resultados.

Outro aspecto importante, que deve ser observado, é que em algumas ferramentas essa segmentação é feita automaticamente, enquanto em outras é manual.

Modelos e planilhas

Outro aspecto importante é que ao criar suas campanhas você utilizará planilhas para organizar suas listas e também templates para deixar seus e-mails mais profissionais.

Algumas ferramentas de e-mail marketing oferecem arquivos prontos para você editar da forma que preferir e assim economizar tempo e prática no uso da ferramenta. 

Automação de Marketing

Esse recurso permitirá que seu trabalho fique mais dinâmico, pois é possível criar Workflow ou autoresponders a partir dele.

Com esse recurso, você pode manter os leads mais aquecidos ou aumentar o número de contatos que chegam às suas equipes de vendas. 

Além de outras funcionalidades de marketing que vão fazer toda a diferença durante suas campanhas e te proporcionar insights valiosos. 

Reputação e suporte da empresa

Por último, mas não menos importante. Ao escolher uma ferramenta de e-mail marketing, não se esqueça de considerar sua reputação no mercado.

Visite as páginas oficiais da empresa nas redes sociais e veja o que as pessoas comentam, uma ótima opção também é ver a reputação da empresa em sites como “reclama aqui”.

Além disso, escolha preferencialmente uma empresa que ofereça uma ótima qualidade de suporte e suporte em seu idioma nativo. 

7 dicas de e-mail marketing para campanhas de sucesso

Agora que você já sabe como escolher a plataforma ideal para veicular suas campanhas, não deixe de conferir nossas dicas de como veicular campanhas de sucesso. 

1. Crie um objetivo para sua campanha

Antes de pensar em quais estratégias usar, é importante definir um objetivo para sua campanha de e-mail marketing como prioridade sobre todas as outras etapas. 

Para que isso seja possível, pense em qual resultado você espera alcançar com a criação desta campanha, alguns exemplos de objetivos podem ser encontrados abaixo:

  • Promover um produto ou serviço para fazer vendas online
  • Gere uma mensagem de boas-vindas para novos leads
  • Melhore o relacionamento com seus clientes atuais prestando atendimento online
  • Leve seus leads para a próxima etapa do funil de vendas

Depois de definir o objetivo, é hora de dar o próximo passo e desenvolver estratégias de e-mail marketing.

2. Saiba para quem você está escrevendo

Lembra quando falamos que é fundamental escolher uma ferramenta que permita segmentar seu público?

A segmentação de público é uma etapa importante para quem deseja otimizar suas campanhas e nesse sentido, é importante conhecer as características do seu público-alvo, e se for necessário construir uma persona e conhecer suas características para quem você irá direcionar seu público. o email. correspondência. 

Quanto mais funcionalidades você conhecer, e quanto mais estruturar seu e-mail marketing com informações relevantes para aquele público ou persona, maiores serão suas chances de sucesso.

3. Melhore seu conteúdo

Em uma campanha de e-mail marketing, é fundamental que você seja objetivo na hora de criar seu texto.

Portanto, procure escrever textos mais curtos, mas não se esqueça que o leitor deve encontrar uma proposta interessante ao ler o texto.

E para que seu e-mail fique mais interessante, ele precisa conter alguns elementos básicos como:

  • Breve introdução com nome de contato
  • conteúdo de valor
  • oferta atraente
  • Imagem para torná-lo mais visual
  • Infográfico
  • CTAs
  • Um bom assunto para chamar a atenção do seu público

O assunto é um aspecto fundamental do seu e-mail, pois pode definir se o seu lead abre a mensagem ou não, e é o assunto que acaba sendo o primeiro ponto de contato do seu e-mail com o seu lead. 

Se o seu assunto não for interessante o suficiente, seu e-mail será ignorado ou até mesmo enviado para a lixeira. 

Portanto, tente expressar sua proposta em poucas palavras no seu assunto para fazer com que o lead se interesse por ela. 

4. Insira CTAs

Escolher o CTA correto de acordo com o conteúdo do seu e-mail é essencial para que você consiga gerar mais conversões para o seu negócio.

Em geral, os CTAs são chamadas para ação que você distribui ao longo do seu e-mail, podem ser no próprio texto ou em botões que vão direcionar o lead para uma página externa.

É altamente recomendável escolher apenas um CTA e repeti-lo várias vezes ao longo do e-mail para que seu contato não se confunda e acabe saindo da página sem fazer nada.

5. Aposte na personalização

Depois de ter sua lista de e-mails, é muito provável que você também tenha o nome de seus contatos, portanto, envie um e-mail personalizado sendo o mais pessoal possível e íntimo da pessoa que receberá a mensagem. 

Evite usar termos mais genéricos ao enviar seus e-mails, pois a personalidade dá mais credibilidade à sua empresa, além de humanizar sua campanha. 

6. Sempre analise seus resultados

A maioria das ferramentas de e-mail marketing permite que você tenha acesso a relatórios de rastreamento de algumas métricas muito relevantes para que você possa entender se suas campanhas estão tendo sucesso ou não.

Por isso, separamos alguns indicadores para você avaliar em suas próprias campanhas:

  • Taxa livre
  • Taxas de cliques (CTR)
  • Taxa de inativação da lista
  • Taxa de leads que se tornaram leads qualificados (MQL)

7. Execute testes a/b

Depois de analisar suas métricas, ou mesmo antes, você pode investir em testes a/b para saber qual conteúdo atrai mais seu lead. 

Os testes A/b funcionam assim: Você produz dois e-mails idênticos e a única diferença é o elemento que será testado. 

Entre os elementos que você pode testar estão:

  • Sujeito
  • Texto
  • CTA ou qualquer outro elemento que compõe o e-mail

O e-mail que obtiver o melhor resultado será o escolhido para ser enviado ao restante da base de leads. 

Conclusão

Neste artigo, apresento algumas das principais opções de ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado e como você pode escolher a ferramenta certa para o seu negócio.

Não deixe de utilizar as ferramentas de forma estratégica seguindo as dicas do nosso artigo, e também conheça as funcionalidades de cada ferramenta apresentada e como ela pode ser aplicada ao seu negócio.

Uma campanha de e-mail marketing bem estruturada pode render muitos leads e novas vendas para o seu negócio.

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