Taxa de rejeição: por que é importante e como diminuí-la?

 Taxa de rejeição: por que é importante e como diminuí-la?


Para quem investe em SEO, ranquear bem no Google e em outros buscadores é essencial. Além disso, o tráfego orgânico desses canais é essencial para uma estratégia digital de sucesso.

Muitos profissionais de marketing digital têm dúvidas sobre como a taxa de rejeição afeta ou não a posição de um site no ranking do Google. A taxa de rejeição é a métrica calculada quando um usuário visita sua página e não faz nada na página antes de sair.

Para quem trabalha com marketing, é importante entender o que é bounce rate ou taxa de rejeição. Para tirar essa dúvida, vamos entender o que é bounce rate e como isso afeta sua estratégia geral de marketing digital.

O que é taxa de rejeição?

Bounce Rate é uma métrica expressa em porcentagem e indica quantos usuários acessaram uma única página do site da empresa e saíram, sem continuar navegando para a página seguinte.

Um salto é contado cada vez que isso acontece. Esta definição não é absoluta e pode variar de ferramenta para ferramenta. No entanto, é a forma utilizada pelo sistema de Web Analytics mais utilizado no mundo, o Google Analytics .

Esta saída pode acontecer de várias maneiras:

  • Os usuários fecham a página/guia,
  • Os usuários clicam no botão “Voltar” no navegador,
  • Eles estavam em um link para outro site, dentro de sua própria página,
  • Introduziu um novo endereço,
  • Eles ficam ociosos por tempo suficiente (30 minutos por padrão do Google Analytics).

Lembre-se que o cálculo dessa métrica é feito dividindo as sessões de página única por todas as sessões.

Taxa de rejeição ou taxa de saída

Apesar de parecidos, muitas pessoas acabam confundindo os termos bounce rate e exit rate, mas é importante saber que ambos possuem significados e impactos diferentes.

A taxa de rejeição acontece apenas quando uma pessoa acessa apenas uma página do site, sem nenhuma interação. A taxa de saída é uma métrica que mostra quantas pessoas deixaram o site de uma determinada página.

Independentemente de ser ou não a primeira página visitada no site. Portanto, a taxa de rejeição está relacionada à página de destino. A taxa de saída, como o nome indica, refere-se à página em que o visitante sai do seu site ou blog.

Por que acompanhar a taxa de rejeição é importante

Todas as empresas que possuem sites devem ter objetivos específicos. Pode ser um download de material, um pedido de orçamento, uma assinatura de newsletter ou até mesmo uma compra no caso do e-commerce.

E normalmente, para atingir esse objetivo, é necessário pelo menos um clique, o que significa que quando há uma rejeição, entre outras coisas, o site não consegue levar o usuário ao objetivo.

Ao acompanhar a taxa de rejeição, sua empresa consegue visualizar informações importantes sobre a eficiência de chamadas para ação e mensagens, por exemplo. Dessa forma, permite pensar em otimizações e planos para reduzir o bounce e aumentar a conversão.

Ao usar o Google Ads , a taxa de rejeição pode ser ainda mais preocupante, pois uma taxa alta pode significar desperdício de dinheiro em cliques e consequentemente aumento do custo por lead.

Além disso, o Google Ads leva em consideração a taxa de rejeição ao calcular o índice de qualidade dos anúncios. Assim, quanto maior a taxa de rejeição da página do anúncio, menor o índice de qualidade e maior o custo por clique da campanha.

Como medir a taxa de rejeição?

Agora que você entendeu o que é Bounce Rate e a importância dessa métrica, vamos mostrar como medir essa taxa de rejeição. Muitas pessoas se acostumaram a ver a taxa do site como um todo.

O problema é que esse número não mostra detalhadamente onde está o problema e, por isso, fica difícil pensar em uma ação corretiva. Para entender melhor, é preciso fazer uma análise minuciosa, como as listadas abaixo.

Taxa de rejeição de links de terceiros

É interessante medir individualmente a taxa de rejeição dos principais sites que trazem tráfego para o seu negócio. Geralmente, você pode ver que algumas fontes funcionam muito melhor do que outras.

No caso de fontes com baixa performance, vale analisar mais a fundo porque isso está acontecendo, qual página recebe essas visitas e qual Call to Action utiliza, etc.

Por exemplo, dependendo da situação, você pode entrar em contato com o blog ou site que tem o seu link e pedir para que alterem.

Taxa de rejeição de palavras-chave

Se a sua empresa aposta na criação de conteúdo para gerar tráfego para o site ou blog, então você deve se preocupar com o desempenho das palavras-chave que podem gerar mais tráfego para o site.

Quando se trata de palavras-chave, não podemos limitar apenas a buscas orgânicas, mas também incluir buscas pagas, no Google Ads, por exemplo.

Ambos merecem ser analisados ​​e, com base neles, tomar ações para reduzir a taxa de rejeição.

Existem várias ações que podem ser tomadas para diminuir a taxa de rejeição por palavra-chave. Uma delas é analisar e realizar testes A/B em suas Landing Pages para ver se existe algum elemento limitante dessa conversão.

Outra solução é analisar se as páginas que os usuários estão acessando por meio da busca orgânica possuem um bom conteúdo e um bom Call to Action, bem como se possuem um conteúdo adequado ao que o público-alvo busca.

Bounce Rate das páginas mais acessadas

A taxa de rejeição também precisa ser analisada para cada uma das páginas mais visitadas do site da sua empresa. É possível perceber que existem páginas com muito tráfego e alto bounce rate, o que acaba reduzindo um pouco o valor dessas páginas.

Se as páginas mais importantes da sua empresa têm alto índice de rejeição, vale a pena analisá-las para ver se o conteúdo é adequado ao público e se a oferta é atrativa e faz sentido.

A taxa de rejeição faz alguma diferença nas suas classificações do Google?

Diante de uma dúvida tão grande, nada melhor do que consultar os responsáveis ​​por esta análise. Segundo o Google, a taxa de rejeição não afeta sua posição nos rankings de busca.

A resposta pode parecer estranha, mas existem razões válidas por trás dessa afirmação, que esclarecem a questão de forma mais satisfatória, confira:

Nem todo mundo usa o Google Analytics

Apenas as páginas que possuem o código do Google Analytics podem ter suas taxas de rejeição capturadas. Como nem todos os sites utilizam Analytics, essa métrica acaba não sendo utilizada.

Claro que este não é o único fator que impede a utilização da taxa de rejeição como critério de avaliação, nem é o mais importante. Afinal, se eles fossem realmente um ponto importante para o Google, ele daria um jeito de adicioná-los à avaliação.

O tempo de visita é um indicador muito vago

Outra razão é que o tempo de visita ao site pode ser um indicador muito vago. Mesmo que essa informação estivesse disponível para 100% dos sites analisados, como determinar a experiência real que o usuário teve durante a visita.

O próprio Google leva isso em consideração ao falar sobre a taxa de rejeição, onde menciona que o usuário também pode sair do site após visualizar uma única página caso tenha encontrado a informação desejada e não tenha interesse em acessar outras.

Por exemplo, um visitante pode passar 15 minutos na sua página lendo e relendo o conteúdo ou porque começou a prestar atenção em outra atividade e até esqueceu o que estava fazendo.

Como diminuir a taxa de rejeição?

A lista de melhores práticas para reduzir a taxa de rejeição é longa e está em constante atualização, já que o algoritmo do Google está sempre com novas atualizações. Portanto, fique atento e tente focar o máximo possível na experiência do visitante.

Agora que você entende melhor essa métrica, separamos algumas dicas para te ajudar a reduzi-la. Existem algumas estratégias eficientes para fazer com que o visitante interaja mais em uma página.

1. Pense na experiência do usuário

Para começar, pense no seu usuário na hora de produzir conteúdo, pois você pode ter um artigo no seu blog rico em informações. Mas, se não for amigável, a chance de o usuário sair da página sem sequer começar a ler é grande.

Evite artigos sem formatação, com grandes blocos de texto e sem subtítulos, imagens e marcadores. Além disso, remova o excesso de banners e pop-ups. Facilite a leitura do seu visitante.

Organize as informações para que o usuário siga o melhor caminho e entenda sua mensagem com clareza.

2. Inserir Chamada para Ação Eficiente

Falamos algumas vezes sobre Call to Action ao longo deste artigo, pois se você as utilizar corretamente, irá atrair a atenção dos usuários, consequentemente, eles irão interagir mais e diminuir a taxa de rejeição.

Por exemplo, você pode usar uma chamada para ação para oferecer materiais ricos, como uma assinatura de newsletter ou até mesmo uma conversa com especialistas.

3. Cuidado com os pop-ups

Os pop-ups são ótimos para conversão, mas, como dissemos, use-os com moderação para que sua página não pareça spam ou vírus. Esse excesso pode dificultar a navegação e interromper o visitante durante uma leitura.

4. Utilize Links Internos

Quando estiver produzindo conteúdo e houver algo relacionado ao seu site ou blog, adicione um link entre eles. Assim você oferece ainda mais informações e faz com que o usuário interaja e permaneça no seu site.

5. Crie Chamadas Atrativas

Preste atenção na configuração do seu site ou blog, não deixe que ele exiba muitas informações na página principal.

Se for um artigo, adicione um título cativante, um resumo e “leia mais”. Dessa forma, o visitante terá mais interesse em seguir para outras páginas.

6. Preste atenção na velocidade de carregamento

Quando o usuário tenta acessar uma página e ela demora muito para carregar, é muito provável que ele a abandone. Você pode acabar perdendo um visitante para um concorrente por 2 segundos, por exemplo.

7. Tenha conteúdo responsivo para dispositivos móveis

Hoje, muitas pessoas usam dispositivos móveis para acessar sites e blogs. Se o seu site não for compatível com dispositivos móveis, os visitantes vão achar as informações desorganizadas e não vão querer interagir.

Você aprendeu o que é Bounce Rate?

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a tirar todas as dúvidas sobre o que é Bounce Rate e entender como funciona essa métrica.

Se você está começando a querer criar conteúdo e não sabe como montar um blog, não se preocupe, temos um artigo que vai te ensinar tudo sobre como criar um blog.

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