Melhores ferramentas de marketing digital

 Melhores ferramentas de marketing digital



O campo do Marketing Digital está crescendo muito rapidamente a cada dia, especialmente após a sessão de bloqueio, todo mundo quer colocar seus negócios online.

Este aumento acompanha a evolução exponencial do marketing digital, pois pretendem criar uma presença online para o seu negócio.

Mas também torna mais complexa a tarefa dos empreendedores e suas equipes nessa área de identificar e implementar ferramentas que atendam à dinâmica do mercado e aos objetivos do negócio.

Para ajudar nesse desafio, selecionei 15 importantes ferramentas de marketing digital para alavancar negócios e aumentar a presença digital.

Com eles, o empreendedor poderá monitorar o desempenho dos canais digitais, gerenciar metas e KPIs (indicadores-chave de desempenho ), otimizar a dinâmica de sua equipe e gerar insights valiosos com base em fatos e dados.

As melhores e mais importantes ferramentas de marketing digital

1. Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta gratuita mais usada pelos profissionais de marketing digital. Seu principal objetivo é monitorar o tráfego de um site, e-commerce ou aplicativo.

Dentro da plataforma é possível analisar relatórios padrão e também customizar os dashboards de acordo com as necessidades do seu negócio. Além dos dados de experiência do usuário, ele também fornece informações de público-alvo proprietárias do Google, como idade, sexo, interesses, afinidades e setor.

Veja abaixo algumas informações disponíveis:

  • Visitas – Número total de visitantes, páginas por sessão e tempo de visita
  • Fontes de tráfego – De onde vêm os acessos ao site (direto, orgânico, mídia paga, redes sociais, referências e outros)
  • Objetivos – Quais foram os objetivos alcançados e suas respectivas origens
  • E-commerce – Como está o desempenho da sua loja virtual?
  • Marketing – Quais são as campanhas de marketing que geram os melhores resultados

2. SimilarWeb

Com o SimilarWeb é possível analisar dados de tráfego de qualquer site ou aplicativo.

Com essas informações, é possível fazer benchmarking da concorrência, identificar novos concorrentes, descobrir novos mercados e mapear tendências.

Eles coletam diariamente 5 bilhões de eventos que são categorizados e higienizados, ou seja, todos os dados considerados ruins ou com problemas são deletados.

Entre as informações disponíveis gratuitamente estão:

  • Visão geral: total de visitas, engajamento, fontes de tráfego
  • Interesses do público: categorias e tópicos
  • Pesquisa: Porcentagem de tráfego orgânico, palavras orgânicas e pagas
  • Social: Porcentagem de tráfego por rede social
  • Publicidade gráfica: porcentagem de tráfego de anúncios gráficos e compartilhamento de canal
  • Semelhante: sites e aplicativos semelhantes

3. Console de pesquisa do Google

O Google Search Console é uma plataforma gratuita para monitorar e manter a presença de um site nos resultados de pesquisa do Google.

Você deve precisar usar essas ferramentas de marketing digital , pois isso ajudará você a acompanhar seu desempenho no mecanismo de pesquisa do Google.

O Search Console oferece um painel completo com muitas informações importantes, que impactam diretamente no desempenho da página quando o foco é ranqueamento no buscador Google.

Abaixo estão as principais informações do Search Console para realizar uma auditoria de SEO: 

  • Aparência da pesquisa: como o Google está lendo cada parte dos títulos, descrições, imagens etc.
  • Tráfego de pesquisa: o que as pessoas procuram no Google que as faz clicar (ou não) no seu site
  • Índice do Google: como o Google está se saindo na indexação das páginas do seu site e na identificação das palavras-chave que mais aparecem
  • Rastreamento: quais problemas os robôs do Google estão tendo ao vasculhar as páginas do seu site em busca de conteúdo relevante
  • Problemas de segurança: Notificações de problemas de segurança detectados em seu site

4. Hotjar

Para melhorar a experiência do usuário em um site, é importante monitorar as interações do usuário com todos os elementos da página. 

A ferramenta Hotjar oferece um pacote completo para mapear a jornada do consumidor dentro do site:

  • Heatmaps: mostra onde os visitantes passaram o mouse na tela
  • Mapas de cliques : indica as áreas onde os visitantes mais clicaram em seu site
  • Scroll maps: mostra a profundidade de rolagem do mouse em uma página
  • Gravações do visitante: grave a sessão do usuário em vídeo rastreando o movimento e os cliques do mouse.
  • Feedback Poll: enquetes com perguntas sobre o conteúdo e pesquisas de satisfação como NPS (Net Promoter Score)
  • Test User: seleciona usuários para realizar testes de experiência e design

Com essas informações, é possível priorizar mudanças de layout, otimizar taxas de conversão, criar experimentos, melhorar CTAs (call-to-action), entre outras ações.

5. Gerenciador de tags do Google

Implementar e gerenciar tags de rastreamento de diferentes ferramentas de monitoramento pode ser uma missão complexa e geralmente envolve a equipe de TI.

Para centralizar e simplificar o gerenciamento dessas tags, o Google criou o Tag Manager .

Com esta ferramenta, qualquer profissional que tenha acesso à plataforma pode adicionar ou alterar tags sem precisar acessar a linha de código do site. 

O Tag Manager aumenta a agilidade e autonomia da equipe de marketing, possibilitando a atualização de scripts no site em tempo real de forma centralizada e segura.

6. Canva

Uma excelente ferramenta de design gratuita, os principais diferenciais do Canva são sua interface intuitiva, inúmeras opções de layout e personalização de modelos.

Uma das melhores ferramentas de marketing digital para criar seus materiais de marketing

Também permite que a equipe colabore com sugestões pontuais, tornando o processo de aprovação e compartilhamento de peças criativas menos burocrático e mais rápido.

Abaixo estão alguns modelos que o Canva oferece:

  • Postagens para Redes Sociais (Facebook, Pinterest, Instagram, Twitter, Google+)
  • infográficos
  • boletins informativos
  • Gráficos e muito mais.

7. Estação RD

O RD Station é uma plataforma completa de automação de marketing, com todas as funcionalidades necessárias para automatizar os processos de uma estratégia de Marketing Digital.

Ele permite que as empresas atraiam visitantes do site, transformem visitantes em oportunidades de negócios, se relacionem com esses potenciais clientes, fechem vendas e analisem o ROI (retorno do investimento) de cada canal.

Um ponto muito forte dessa ferramenta é a funcionalidade dedicada à inteligência de negócios, que permite entender quais canais e campanhas.

Estes estão trazendo o maior retorno e como está o desempenho geral do negócio, possibilitando melhores tomadas de decisões no futuro.

Entre as funcionalidades disponíveis no RD Station estão:

  • Painéis
  • Planejamento do Projeto (Planos de Sucesso)
  • análise de SEO
  • Páginas de destino, formulários e pop-ups
  • Marketing de email
  • Automação de Marketing
  • Gestão e segmentação de contactos
  • Qualificação de contatos (Lead Scoring)
  • Inteligência de negócios (BI de marketing)

8. Buzzsumo

O BuzzSumo é uma ferramenta muito eficaz para identificar os conteúdos que tiveram melhor desempenho nas redes sociais sobre um determinado tema. 

A dinâmica é bem simples: digite o tema a ser analisado na barra de busca, e o aplicativo retornará o conteúdo com maior número de compartilhamentos gerais e também separado pelas principais redes sociais.

Para tornar a busca ainda mais assertiva, o BuzzSumo possibilita filtrar os resultados por data, idioma, país, domínio e tipo de conteúdo.

Além da pesquisa, também oferece um painel de tendências em tempo real que também pode ser filtrado por tópicos como negócios, tecnologia, notícias, entretenimento, vídeos e personalizados.

Analisando os conteúdos mais compartilhados, é possível identificar correlações entre palavras-chave, tipo de linguagem, títulos, descrições, profundidade, entre outras informações.

Ele pode auxiliar na produção ou otimização de conteúdo de um dado com base em dados atualizados em tempo real sobre engajamento de usuários em diferentes plataformas.

9. Palavra-chave.io

O Keyword.io é uma ferramenta que ajuda a descobrir quais palavras e termos as pessoas estão digitando nos principais buscadores (Google, YouTube, Bing, Amazon e App Store). 

Ele usa os resultados do Google Autocomplete para gerar centenas de sugestões de palavras de cauda longa .

Para otimizar a busca, é possível adicionar palavras-chave negativas e, dessa forma, filtrar termos que não agregam valor à análise em questão. 

Outro recurso interessante é a lista de perguntas, ou seja, a ferramenta consegue identificar quais são as dúvidas mais frequentes sobre determinado tema.

Trata-se de uma ferramenta simples, porém poderosa, que pode contribuir com diversas áreas do Marketing Digital, como mídia paga, produção de conteúdo e SEO .

10. Folga 

é um software de comunicação corporativa que permite a criação de canais que podem ser divididos por equipes, projetos, temas ou qualquer assunto que seja relevante e necessite de um canal específico, como um fórum de gestão de crises.

Um ponto forte do Slack, além de fortalecer a comunicação entre as equipes e organizar as informações e arquivos, é a integração.

Permite a ligação a várias aplicações como ferramentas de gestão de tarefas, redes sociais, Google Drive, Dropbox, etc.

Essa solução é interessante porque as conversas internas ficam muito mais organizadas e os arquivos são mais fáceis de encontrar já que a busca interna é robusta e rápida.

11. Trello

A maioria das iniciativas de marketing digital são multidisciplinares e envolvem diferentes pessoas e áreas, por isso planejar e gerenciar todos os processos que estão em andamento é uma tarefa muito difícil. 

A simplicidade do Trello é o segredo do sucesso, ele possui diversas funcionalidades para gerenciar não só os projetos em andamento, mas o desempenho da equipe como um todo.

Por meio da análise de quadros, cartões, etiquetas e checklists, gerenciar e atualizar os prazos e status de cada projeto é uma tarefa simples e intuitiva.

O Trello possui um sistema muito eficiente de notificações via e-mail, basta começar a seguir um quadro para receber todas as atualizações na hora.

Também é possível criar equipes e delegar tarefas, compartilhar arquivos e filtrar quadros por palavra-chave, status, tag, etc.

Ele também fornece um aplicativo para que você possa acompanhar os projetos de onde estiver.

Para entender melhor como funciona a gestão de projetos de marketing digital.

12. Hootsuite

O Hootsuite é uma ferramenta criada para otimizar e automatizar o engajamento nas redes sociais. 

Em um único painel, é possível gerenciar as contas de todas as redes sociais da empresa, monitorar menções, responder comentários, agendar postagens e rastrear palavras-chave importantes para o negócio, a fim de encontrar novos leads e engajar influenciadores no mundo das redes sociais. redes.

A ferramenta fornece soluções para:

  • Analise os dados das redes sociais
  • Envolva o público
  • Publique e agende postagens em vários canais
  • Monitore palavras-chave e gere insights
  • Criar fluxos de aprovação
  • Permissões específicas para cada nível de usuário

O Hootsuite permite o gerenciamento completo dos canais sociais, o que facilita a rotina do empreendedor ou de seu departamento de Marketing.

13. Devolução

Criar uma landing page para divulgar determinado produto ou serviço é uma estratégia de sucesso para gerar leads e captar informações relevantes para o negócio.

A missão da Unbounce é democratizar a criação de páginas de destino e aumentar suas taxas de conversão.

Com o Unbounce, qualquer pessoa pode criar uma Landing Page. A plataforma é intuitiva e a maior parte de sua funcionalidade é baseada na tecnologia de arrastar e soltar. 

Portanto, para criar uma página basta arrastar e soltar elementos como caixas de texto, imagens, formulários, vídeos, botões e muito mais.

Eles também oferecem ferramentas para otimizar as conversões na página, como pop-ups, teste A/B de conteúdo, textos dinâmicos que conversam com anúncios que direcionam os usuários para a página de destino e formulários personalizáveis.

Além desses recursos, o Unbounce se integra com ferramentas de gerenciamento de conteúdo, CRM, automação de marketing e email marketing .

Essas integrações são importantes porque reduzem os esforços para unificar manualmente e consolidar a análise de dados em um único sistema.

14. Mailchimp

O Mailchimp é uma ferramenta de marketing por e-mail simples e fácil de configurar .

Sua plataforma é bastante intuitiva e suas funcionalidades atendem tanto as necessidades de um pequeno negócio quanto de empresas com grande volume de gatilhos e regras complexas de relacionamento.

Entre as principais características estão:

  • Uma plataforma para criação de emails (conceito de arrastar e soltar)
  • Modelos de e-mail personalizáveis
  • Segmentação avançada de assinantes
  • Automações baseadas no comportamento do usuário no site
  • Relatórios que podem ser compartilhados com a equipe
  • Aplicativo para gerenciar suas campanhas

15. Soma

Gerar tráfego relevante e converter usuários em leads são grandes desafios para os profissionais de marketing digital. O Sumome ajuda nessas duas tarefas: para aquisição de leads, oferece pop-ups, caixas de rolagem, barras inteligentes e formulários de contato. 

Para aumentar o tráfego do site, as opções são o compartilhamento de imagens e conteúdo nas redes sociais.

Algumas das características que fazem do Sumome uma ferramenta poderosa são:

  • Teste A/B de imagens e mensagens
  • Inserção de campos personalizados
  • O painel dentro da própria plataforma
  • Segmentação avançada de público (origem do tráfego, página, dispositivo, localização, parâmetros na URL, hashtag) 
  • Possibilidade de inserir códigos de rastreamento de conversão
  • Exibir regras de acordo com o comportamento (tempo no local ou ação)
  • Integrações com diversas ferramentas de CRM e Marketing Digital

Isso é tudo, espero que este artigo de alguma forma ajude você a encontrar as importantes ferramentas de marketing digital

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