O que há de novo em SEO em 2023?

O que há de novo em SEO em 2023?



Como o algoritmo do Google está constantemente  recebendo atualizações , é natural que o mundo do SEO também esteja evoluindo rapidamente. Embora seja difícil acompanhar os números exatos, de acordo com algumas estimativas, há cerca de 600 ajustes no algoritmo por ano. Agora, a maioria deles não é importante, e é por isso que algumas tendências persistem ano após ano. Eles também estão sendo ajustados para permanecer relevantes.

É por isso que a qualidade essencial de um profissional de marketing digital em 2023 deve ser a adaptabilidade . Ainda assim, este é um termo amplo que pode significar várias coisas. Primeiro, quais são esses termos aos quais você terá que se ajustar? Com isso em mente e sem mais delongas, aqui estão seis dessas tendências e uma breve explicação de sua importância para o campo de SEO em 2023.

1 Automação

Embora o SEO seja criativo por natureza, ele também contém muitas tarefas simples e repetitivas . Ao automatizá-lo com SEO programático , você pode facilmente acelerar o processo e liberar sua equipe. Essa automação de SEO pode ajudá-lo com pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes e rastreamento de classificação.

Mais importante ainda, você pode automatizar o monitoramento do site para receber notificações sempre que algo notável ocorrer. Embora o monitoramento de sites não seja um grande problema para aqueles com uma presença on-line menor, o que acontece quando você tem muitos sites e páginas para rastrear manualmente? Uma situação semelhante ocorrerá com rastreamento e análise de backlinks. Felizmente, depois de automatizar essas tarefas, não haverá com o que se preocupar.

A análise da concorrência é igualmente desafiadora. Nem todo mundo é um competidor, mas há rostos novos todos os dias. Ficar à frente disso não é pouca coisa e fica muito mais fácil quando você automatiza o processo.

O maior desafio da automação de SEO está em encontrar a ferramenta certa . Embora existam tantas ótimas opções, a verdade é que muitas opções podem ser igualmente problemáticas. Existe um fenômeno chamado paradoxo da escolha, que causa ansiedade diante de muitas opções. Ainda assim, com alguma pesquisa, não deve ser muito difícil fazer a escolha certa.

2 IA

A primeira grande diferença que a IA introduzirá está na análise de SEO . A verdade é que as habilidades de computação de uma ferramenta baseada em IA excedem em muito até mesmo o especialista em SEO mais experiente e capaz. Você pode analisar o estado atual do campo e usar inteligência preditiva para criar experiências únicas.

Outra coisa que você provavelmente pensou imediatamente é a criação e curadoria de conteúdo . De acordo com uma estimativa, levou 4 horas e 10 minutos para escrever uma postagem de blog típica em 2022. Isso é 74% mais tempo do que em 2014. Lembre-se de que a blogosfera é muito maior do que nove anos atrás, o mesmo que o público global.

Uma das coisas mais importantes em SEO é o fluxo de trabalho . Muitas etapas devem ser concluídas em sucessão para que um projeto de SEO funcione. Análise, pesquisa de palavras-chave, criação de links, otimização no site, etc., devem ser feitas em ordem. Com a ajuda da IA, é mais difícil perder o controle de um fluxo de trabalho adequado.

Por fim, as atualizações do algoritmo estão saindo muito mais rápido do que antes . É por isso que você precisa de uma computação mais sofisticada, capaz de se ajustar mais rapidamente. Com a ajuda de ferramentas baseadas em IA, você ficará à frente e pronto para se adaptar a cada nova mudança.

3 Pesquisa de voz e imagem

No passado, o SEO era predominantemente baseado em texto e vídeo. Agora, há novos meios a serem considerados. A pesquisa por voz está se tornando tão dominante que cerca de 27% da população global a utiliza em dispositivos móveis . Com a pesquisa por voz, o panorama do SEO muda completamente.

aspecto técnico da otimização de pesquisa por voz é bastante interessante. Por exemplo, palavras-chave para pesquisa por voz são muito mais gramaticais do que suas contrapartes baseadas em texto. Ao digitar, as pessoas costumam omitir preposições, determinantes ou até mesmo a forma gramatical completa da frase em questão. Com a pesquisa por voz, isso é diferente. Em seguida, um mecanismo de pesquisa por voz deve levar em conta dialetos e impedimentos de fala (mesmo dentro do mesmo idioma). No geral, é muito trabalho, e os especialistas em SEO serão os mais afetados.

A otimização de imagens para SEO não é novidade; no entanto, a interpretação do conceito pode ter mudado recentemente. O impacto da otimização da imagem no ranking da página onde ela é usada não deve ser subestimado.

Lembre-se de que, embora as imagens sejam um meio visual, você não deve subestimar a importância do texto alternativo para cada imagem . O algoritmo ainda prefere palavras, e é por isso que até coisas como o nome do arquivo padrão e os dados estruturados da imagem fazem a diferença.

4 palavras-chave

O mais importante sobre suas palavras-chave é que elas são voltadas para o público, não para o tráfego . Seu público é um grupo demográfico específico com interesses que os direcionam até você. Ampliar o escopo ou criar títulos de isca de clique criará ganhos de curto prazo e aumentará sua taxa de rejeição.

Com a ajuda de ferramentas avançadas de planejamento de conteúdo , você descobrirá rapidamente os tópicos do setor nos quais seu público-alvo está interessado. A assistência dessas ferramentas também ajudará no fluxo de trabalho (um tópico que já abordamos). Isso também significa que a escolha das ferramentas é mais importante do que nunca. Isso é relevante até mesmo para quem planeja terceirizar seu marketing de conteúdo para uma agência de copywriting .

O erro que os analistas de SEO inexperientes cometem é se concentrar demais no volume de pesquisa. Claro, é uma métrica importante, mas não é de forma alguma o único fator que importa. Você está procurando indicadores de qualidade para evitar se distrair apenas com o tráfego orgânico em potencial.

Além disso, a falta de estratégia não é mais tão facilmente tolerada. Então, seria melhor se você fizesse um mapa de palavras-chave . Lembre-se, isso vai além de apenas planejar o progresso. Ele foi projetado para permitir que você evite a canibalização de palavras-chave e se destaque no campo escolhido.

5 trechos em destaque

O público online se distrai facilmente e precisa de mais paciência. Este é um dos segredos por trás da popularidade dos snippets em destaque. Claro, os trechos são incrivelmente informativos e bem colocados; no entanto, eles também são uma solução TL;DR para sua pesquisa. A maioria das pessoas clica no snippet ou lê o que é exibido sem clicar em nada.

Existem inúmeras explicações por trás disso. Em primeiro lugar, os snippets geralmente são cuidadosamente selecionados. Por que eles iriam mais longe se o snippet contivesse as informações necessárias? Além disso, como o snippet é cuidadosamente selecionado (e eles sabem disso), ele automaticamente tem mais autoridade do que as alternativas.

Por todos esses motivos, é uma prioridade ainda maior que você consiga se qualificar para um snippet em destaque! Agora, não existe uma receita universal , e perguntar como se tornar um snippet em destaque é como perguntar como se tornar viral. Se houvesse uma receita, todos a usariam o tempo todo. O mais próximo de uma resposta seria:

  • Pesquise suas palavras-chave (com a relevância do público em mente)
  • Estruture seu conteúdo para as necessidades do pesquisador
  • Crie regularmente o melhor conteúdo (para aumentar a autoridade pessoal)
  • Elabore cuidadosamente seu CTA

Apenas tenha em mente que chegar lá certamente levará tempo. Você pode planejar e experimentar diferentes abordagens para ver o que funciona melhor.

6 Pesquisa Local

A pesquisa móvel local é uma das forças motrizes do mundo dos negócios . De acordo com algumas pesquisas, cerca de 81% dos compradores de varejo realizam pesquisas online antes de comprar . Isso significa que mesmo quem compra na loja vai pesquisar sobre você antes de vir. Às vezes, essa pesquisa se resume a apenas verificar o endereço físico do seu estabelecimento. Na maioria das vezes, será para comparar os preços e verificar sua oferta.

Então, o SEO local vai te trazer mais tráfego na loja e aumentar suas vendas online . Além disso, o SEO local também pode afetar sua reputação. Se as pessoas não conseguirem encontrá-lo com a palavra-chave presumida, elas podem presumir que você está administrando um negócio obscuro ou que não está no topo de seu campo.

O Google está sempre considerando a localização do usuário ao enviar sugestões. Afinal, o telefone de todos é um dispositivo de rastreamento por GPS, o que facilita essa tarefa. Ainda assim, isso não significa que você não precisa mais tentar ou usar palavras-chave de cauda longa baseadas em localização em seu SEO. Cada pedacinho faz a diferença.

Agora, muitas empresas locais estão fazendo isso por prestígio. A competitividade em seu mercado, especialmente contra concorrentes que você conhece pessoalmente, pode ser bastante cruel. Com a ajuda do SEO local, você pode se estabelecer como a força motriz da economia local e até aumentar sua autoridade e reputação no mundo digital. Não há maneira mais fácil de assumir uma posição de liderança .

Conclusão

Em última análise, todas essas atualizações são feitas pensando na facilidade de uso , e é por isso que conteúdo de qualidade e trabalho duro sempre compensam. Além disso, o Google está mudando para favorecer nichos mais segmentados, então você deve ser muito mais específico ao segmentar.

Outra coisa a lembrar é a importância da automação e da tecnologia baseada em IA . Com SEO sofisticado como é, analistas e especialistas em SEO precisam de toda a ajuda que puderem obter.

Por fim, a pesquisa por voz, o SEO de reconhecimento de imagem e o SEO local se tornarão ainda mais críticos em 2023. Aqueles que melhorarem nesses campos certamente obterão ótimos resultados.

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