O que é uma estratégia de marketing digital?

 O que é uma estratégia de marketing digital?


Uma forte 
estratégia de marketing digital é crucial para o sucesso organizacional no cenário de negócios atual. As empresas que prosperam no mundo digital normalmente alocam recursos significativos para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital. No processo, as organizações alcançam clientes em várias plataformas digitais e sociais, gerando ganhos de receita positivos, taxas de conversão aprimoradas e engajamento com seus clientes.


De um ponto de vista de nível superior, a estratégia de marketing é o processo de identificação de metas de marketing específicas. Uma estratégia geral de marketing destaca metas alcançáveis ​​para canais tradicionais (impressos, rádio, transmissão) e digitais . Usando estratégias e objetivos estabelecidos, os profissionais de marketing avaliam várias táticas de marketing necessárias para atingir esses objetivos estratégicos.

Como é uma estratégia de marketing digital?

Em uma época em que muitos consumidores realizam negócios em seus dispositivos móveis, uma estratégia de marketing digital bem executada pode ser crucial para o sucesso organizacional.


Nesse contexto, é importante auditar o estado atual dos ativos de mídia de uma organização. Visto através de uma lente macro, isso significa que os profissionais de marketing precisam avaliar a mídia própria, paga e conquistada de sua organização:

  1. Mídia própria – A mídia própria representa quaisquer canais de comunicação que uma organização possui e opera sob seu controle total. De sites e blogs a podcasts e canais de vídeo, as organizações podem aproveitar a mídia própria para se adequar a praticamente qualquer estratégia ou tática de marketing.
  2. Mídia Paga – Mídia paga refere-se ao conteúdo que terceiros exibem em troca de remuneração do proprietário. O conteúdo patrocinado pode ser marketing de influência , PPC/SEM ou publicidade nativa.
  3. Mídia ganha – A mídia ganha refere-se ao conteúdo de terceiros completamente separado da empresa ou marca. No mundo digital, esse tipo de exposição geralmente ocorre na forma de prêmios, depoimentos, críticas ou conteúdo gerado pelo usuário.

Uma forte estratégia de marketing digital busca maximizar o impacto da mídia própria, paga e conquistada. Essas estratégias de marketing abrangem vários canais e abordagens - abrangendo conteúdo de sites e blogs, bem como publicidade online, depoimentos e avaliações. Uma estratégia de marketing digital deve mudar com base no tipo de negócio e indústria em questão.


Como a estratégia de marketing está relacionada às táticas ou campanhas de marketing?

A estratégia de marketing envolve a identificação de objetivos e as maneiras pelas quais eles podem ser alcançados. As táticas de marketing representam as etapas ou ações específicas necessárias para atingir esses objetivos. No processo de criação de uma estratégia de marketing, é necessário criar táticas também para delinear o plano e o cronograma.

As campanhas de marketing digital são a execução da estratégia e das táticas. As táticas de marketing usadas para executar essas campanhas geralmente variam de acordo com o canal, o público e outros fatores. Uma campanha de marketing digital eficaz refletirá uma mensagem substancialmente semelhante em vários canais.

Quais são vários exemplos comuns de táticas de marketing digital?

Existem inúmeras táticas de marketing digital, muitas vezes ajustando-se para atender às diversas metas organizacionais e estratégias de marketing. Várias táticas comuns de marketing digital que muitas organizações empregam com sucesso incluem:

  • Search Engine Optimization (SEO) – SEO refere-se à prática de otimizar o conteúdo para melhorar as classificações nos principais mecanismos de pesquisa. Ao seguir as práticas de SEO estabelecidas com todo o conteúdo digital, as organizações podem alcançar melhor os clientes em potencial por meio dos principais mecanismos de pesquisa.

  • Social Media Marketing (SMM) – SMM é a prática de utilizar redes de mídia social para alcançar clientes e comunicar mensagens corporativas. As empresas que aproveitam as táticas de marketing de mídia social de maneira eficaz podem alcançar os clientes diretamente por meio de seu canal social preferido.

  • Publicidade digital – A publicidade digital refere-se à colocação de anúncios da empresa em vários locais online, incluindo mecanismos de pesquisa e redes de mídia social. A colocação paga nos resultados de pesquisa e os anúncios pop-up são exemplos de publicidade digital.

  • Publicidade Pay-Per-Click (PPC) – A publicidade PPC é um subconjunto da publicidade digital em que as empresas colocam anúncios em um site de terceiros para direcionar o tráfego online. Mas, ao contrário de outras formas de publicidade, as empresas só pagam pela publicidade PPC quando o usuário clica no link.

  • Marketing de conteúdo – O marketing de conteúdo é a prática de utilizar os canais de mídia de propriedade de uma empresa para atingir clientes em potencial. Quando as empresas criam e publicam conteúdo de alta qualidade regularmente, isso pode ajudar a melhorar as classificações e direcionar o tráfego para o site.

  • Website Marketing – Dentro do domínio do marketing de conteúdo, o site de uma organização é uma ferramenta extremamente poderosa. Ao criar páginas de destino otimizadas e segmentadas geograficamente, uma organização pode se tornar um líder de pensamento em seu setor e atrair clientes em potencial com mensagens de call-to-action eficazes.

  • Email Marketing – Usado para impulsionar o engajamento com uma base de público atual ou potencial ou para aumentar o relacionamento com o cliente. Os serviços de marketing por e-mail são uma ferramenta forte com sucesso comprovado.

  • Conteúdo para download – Um subconjunto da estratégia do site, o conteúdo para download fornece uma maneira eficiente de gerar leads. As empresas podem produzir conteúdo de alta qualidade que os clientes em potencial podem baixar gratuitamente, fornecendo informações de contato valiosas no processo.

Como um todo, existem muitas táticas de marketing diferentes que as organizações empregam todos os dias. Os profissionais de marketing bem-sucedidos são capazes de identificar claramente os objetivos e, em seguida, escolher as táticas apropriadas para alcançá-los, mantendo o foco na estratégia geral, nas necessidades de negócios e nas restrições orçamentárias.

Que tipo de estratégia de marketing digital é melhor para minha organização?

Os componentes de uma estratégia de marketing digital ideal podem variar muito de organização para organização. Afinal, as diretrizes gerais de negócios e as metas de marketing específicas refletirão as diferenças, muitas vezes com base na cultura, ofertas de produtos, metas de receita e afins.


Mas, ao alinhar várias estratégias e táticas com metas de negócios SMART e personas de comprador segmentadas, empresas de todas as formas e tamanhos podem aproveitar os benefícios do marketing digital. Embora os benefícios precisos variem de acordo com a quantidade de recursos dedicados às estratégias e táticas de marketing digital.


Para startups e pequenas empresas, a estratégia de marketing digital provavelmente se concentrará em táticas econômicas para atender às metas organizacionais. Essas organizações podem alavancar SEO, SMM e marketing de conteúdo a um custo baixo para atingir as metas de marketing digital. A menor barreira de entrada e custo para essas táticas permite que organizações de todas as formas e tamanhos aproveitem.


À medida que as organizações crescem, seus orçamentos de marketing e publicidade geralmente se expandem na mesma moeda. Da mesma forma, os benefícios potenciais de táticas de marketing eficazes podem aumentar exponencialmente por meio da sobreposição de campanhas de marketing, publicidade e relações públicas/com investidores. Adicione tudo isso e as organizações que dedicam orçamento e recursos significativos ao marketing digital podem colher grandes recompensas.


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