Como criar uma estratégia de marketing digital

Como criar uma estratégia de marketing digital

A maior parte do nosso consumo de conteúdo hoje existe online. Por causa disso, as empresas tiveram que mudar para o marketing digital para divulgar seus produtos e serviços. No entanto, você não pode simplesmente criar conteúdo para plataformas online e esperar o melhor. Você precisa construir uma estratégia de marketing digital para focar seus esforços.



O que é uma estratégia de marketing digital?

Uma estratégia de marketing digital é um processo passo a passo que descreve como você atingirá as metas de marketing digital de sua empresa. Existem muitos canais diferentes que podem ser utilizados como parte de um portfólio de marketing digital. Isso inclui mídia social, publicidade paga e mídia conquistada, apenas para citar alguns. A estratégia estabelece as etapas exatas que sua empresa seguirá para atingir seus objetivos e quais canais serão usados ​​para alcançá-los.


Exemplos de Marketing Digital

Como mencionado, existem vários canais diferentes usados ​​para o marketing digital. Antes de discutir como construir um plano de marketing, você deve estar familiarizado com os vários meios disponíveis. Aqui estão os exemplos de marketing digital que você deve considerar para sua estratégia de marketing digital.


Mídia social

Longe vão os dias em que a mídia social era usada simplesmente para ser social. Hoje, a mídia social é uma parte essencial da publicidade para qualquer empresa. Twitter, Facebook e Instagram são algumas das plataformas de mídia social mais usadas atualmente. Cada uma dessas plataformas permite criar um perfil que atrai e retém clientes, além de criar anúncios pagos para atingir novos clientes.


SEO

A otimização do mecanismo de pesquisa pode ser uma coisa complicada de dominar, mas será fundamental para qualquer estratégia de marketing digital. Quando alguém pesquisa palavras-chave que correspondam à sua empresa e suas ofertas, você deseja estar na primeira página dos resultados. Ser estratégico ao adicionar palavras-chave ao conteúdo do seu site ajudará você a obter essas classificações importantes.


PPC

O pagamento por clique é vital para trazer tráfego mais qualificado para o seu site. Você pode direcionar seus anúncios para aparecer em palavras-chave específicas. Mas não importa quantas vezes as pessoas o vejam, você só paga se alguém clicar nele. Você consegue leads mais qualificados com esse tipo de estratégia porque sabe que quando alguém clica no seu anúncio, algo nele o incentivou a saber mais sobre o seu negócio. Uma estratégia eficaz de PPC funcionará em conjunto com sua estratégia de SEO para aumentar o tráfego e gerar mais negócios.


Marketing de conteúdo

Já se perguntou por que tantos sites têm blogs? É por causa do marketing de conteúdo ! A maioria das pesquisas online leva as pessoas ao conteúdo do blog. Ter um blog de negócios pode posicionar você e sua empresa como especialistas no que você faz. O uso de blogs ou outro conteúdo pode ajudar mais clientes em potencial a encontrar seu site, levando a mais negócios.


Seu site

Mídia social, SEO, PPC e conteúdo têm uma coisa em comum – eles (normalmente) levam de volta ao seu site. Então, o que as pessoas estão vendo quando chegam lá? Seu site deve ser um ponto de aterrissagem extremamente fácil de usar para todo o tráfego de entrada. Os espectadores devem ser capazes de navegar facilmente por todas as informações do seu site para encontrar o que precisam.


Como Construir um Plano de Marketing Digital

Essas cinco etapas descrevem um possível método para desenvolver sua estratégia de marketing digital. Existem inúmeras maneiras de abordar qualquer problema, o que vale também para os planos de marketing. Isso pode não ser perfeito para você e sua organização, mas essa estrutura é um bom lugar para começar.

Realizar análise SWOT

Um dos pilares da estratégia de marketing, a análise SWOT é um acrônimo para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Deste ponto de vista, o SWOT inclui componentes internos (pontos fortes/fraquezas) e externos (oportunidades/ameaças) :


  • Pontos fortes – Os pontos fortes são fatores internos que ajudam as organizações a alcançar e, potencialmente, exceder seus objetivos. Exemplos de pontos fortes podem incluir vendas e lucros altos, fidelidade do cliente, funcionários de longo prazo ou marca/cultura atraente.

  • Fraquezas – Fraquezas são fatores internos que impedem as empresas de atingirem seus objetivos. Exemplos de pontos fracos podem incluir produtos ou serviços comercializados de forma inadequada, reclamações regulares de clientes, altos níveis de rotatividade de funcionários, financiamento inadequado ou problemas na cadeia de suprimentos.

  • Oportunidades – As oportunidades representam situações externas potencialmente positivas que podem ajudar uma organização a ter sucesso no futuro. Exemplos de oportunidades podem incluir mudança de atitudes ou aspirações, novas leis ou legislação, acordos comerciais ou remoção de tarifas/sanções.

  • Ameaças – As ameaças representam situações externas potencialmente negativas que podem prejudicar uma organização no futuro. Exemplos de ameaças podem incluir mudanças no mercado de trabalho, aumento dos custos de suprimentos ou nova concorrência/tecnologia.

Estabeleça metas de negócios SMART

Outro acrônimo popular no contexto da estratégia de marketing, SMART refere-se a metas de negócios que são Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Oportunas. Ao estabelecer metas de negócios SMART, as organizações podem ajudar a garantir que sua estratégia de marketing avance em uma direção positiva.


Para estabelecer metas de negócios SMART , os profissionais de marketing e líderes devem avaliar as seguintes questões:


  1. Específico – O que estou tentando alcançar, por que é importante e o que será necessário?
  2. Mensurável – Como posso medir e acompanhar o progresso para cumprir os prazos e atingir o objetivo final?
  3. Atingível – Com base nos recursos disponíveis e nas restrições existentes, o objetivo final é realmente alcançável?
  4. Relevante – À luz das necessidades/realidades de negócios predominantes e do ambiente geral, o objetivo final é valioso neste momento?
  5. Oportuna – Quando posso esperar progredir em direção à meta final? Quais benefícios são esperados imediatamente versus a curto, médio ou longo prazo?
  • Aposte na segmentação de mercado

A segmentação de mercado geralmente é uma parte vital de uma estratégia de marketing digital eficaz. Essa prática envolve a divisão do mercado-alvo ou público-alvo de uma organização em grupos menores. Ao segmentar toda uma base de clientes em partes digeríveis, fica mais fácil adaptar táticas de marketing exclusivas para cada segmento de mercado.

Na esfera da segmentação de mercado, as organizações geralmente começam com quatro categorias:

  1. Demográfico — A segmentação demográfica ocorre no contexto business-to-consumer (B2C) e se concentra nas características pessoais. A segmentação demográfica utiliza fatores como idade, educação, gênero ou geografia para dividir os clientes em categorias.
  2. Firmográfica — A segmentação firmográfica ocorre no contexto business-to-business (B2B) e se concentra nas características organizacionais. A segmentação firmográfica examina fatores como receita, setor, localização ou número de funcionários para separar os negócios em categorias.
  • Psicográfico — A segmentação psicográfica pode ocorrer em contextos B2C ou B2B. A segmentação psicográfica examina fatores como personalidade, opiniões, objetivos ou estilo de vida, para separar as perspectivas em categorias.
  • Comportamental — A segmentação comportamental pode ocorrer em contextos B2C ou B2B. A segmentação comportamental examina fatores como histórico de compras, fidelidade à marca ou padrões de uso para separar os prospects em categorias.

Criar Personas do Comprador

Frequentemente utilizadas em conjunto com a segmentação de mercado, as buyer personas são perfis fictícios que representam o cliente. As personas do comprador são particularmente úteis para ajudar a entender os clientes de uma empresa - sejam eles existentes, potenciais ou desejados. Da mesma forma, as personas dos compradores variam muito de setor para setor e de organização para organização.


Conforme observado acima, é prática comum para os profissionais de marketing unificar as personas dos compradores com iniciativas de segmentação de mercado. Ao fazer isso, os profissionais de marketing tentam criar perfis de clientes ideais com base em dados demográficos, firmográficos, psicográficos e comportamentais. Dessa forma, as organizações podem personalizar individualmente suas mensagens, produtos e serviços para corresponder a cada persona de comprador e segmento de mercado.


Identificar restrições orçamentárias

Fundamentalmente, organizações comerciais e sem fins lucrativos de todos os tipos devem garantir que o orçamento seja adequado para implementar uma estratégia de marketing digital eficaz. Mesmo as melhores estratégias e táticas de marketing dependem de um fluxo de caixa adequado. Consequentemente, é vital que as organizações pensem de forma realista sobre seu orçamento para determinar quais táticas de marketing são viáveis ​​e acessíveis.


Dominando sua estratégia de marketing digital

Com tantas áreas diferentes de marketing digital para pensar, é óbvio que construir um plano de marketing não é fácil. As coisas mais importantes a lembrar são que todos os aspectos de sua estratégia devem funcionar juntos e sua estratégia deve ser constantemente atualizada. Cada um dos exemplos de marketing digital acima precisará ser abordado de maneira diferente e analisado separadamente, enquanto ainda trabalham juntos para atingir seu objetivo geral. Embora esta seja uma tarefa demorada, você apreciará os resultados que verá quando começar a implementá-la.

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