Sexta-feira 13: 13 factos sobre o dia mais azarado do calendário

 Sexta-feira 13: 13 factos sobre o dia mais azarado do calendário

Sexta-feira 13 é considerado por muitos como o dia mais azarado do calendário gregoriano . Aqui estão 13 fatos sobre este dia de má reputação.

Ilustração de um gato sorridente preto com as pernas de uma pessoa ao lado.  Fundo azul e sexta-feira 13 escritos no canto superior esquerdo da imagem.

A sexta-feira 13 é considerada um dia de azar para alguns e de sorte para outros.

1. Não está claro por que é temido

Muito pouco se sabe sobre as origens da notoriedade do dia. Alguns historiadores acreditam que as superstições em torno dele surgiram no final do século XIX. A primeira menção documentada do dia pode ser encontrada em uma biografia do compositor italiano Gioachino Rossini, que morreu em uma sexta-feira 13. Um livro de 1907, Friday the Thirteenth, do empresário americano Thomas Lawson, pode ter perpetuado ainda mais a superstição.

Outros acreditam que o mito tem origem bíblica. Jesus foi crucificado em uma sexta -feira , e havia 13 convidados na Última Ceia na noite anterior à sua crucificação.

Outro relato sugere que o dia foi associado ao infortúnio desde 1307, quando em uma sexta-feira 13, o rei francês deu ordens para prender centenas de Cavaleiros Templários na França.

2. No entanto, o medo é muito real

Tão real que um nome científico não era suficiente. O medo da sexta-feira 13 também é chamado de friggatriskaidekafobia ou paraskevidekatriafobia. Agora diga isso 10 vezes bem rápido!

Friggatriskaidekaphobia vem de Frigg , a deusa nórdica da sabedoria, que dá nome a sexta-feira, e das palavras gregas triskaideka , que significa 13, e fobia , que significa medo. A paraskevidekatriafobia também é derivada do grego: paraskeví se traduz como sexta-feira e dekatria é outra maneira de dizer 13.

3. ...e muito comum!

Especialistas dizem que a friggatriskaidekafobia afeta milhões de pessoas e estimam que as empresas, especialmente as companhias aéreas, sofram graves prejuízos na sexta-feira 13.

A triscaidecafobia, ou medo do número 13, é ainda mais difundida. Tanto que muitos arranha-céus, hotéis e hospitais pulam o 13º andar e muitos aeroportos não têm portões com o número 13. Em muitas partes do mundo, ter 13 pessoas à mesa é considerado azar.

4. Sexta-feira 13 pode vir em três

Uma má notícia para todos vocês que sofrem de friggatriskaidekafobia - todos os anos terão pelo menos uma sexta-feira 13. A boa notícia é que não pode haver mais de três sextas-feiras 13 em um determinado ano civil. O máximo que se pode passar sem ver uma sexta-feira 13 é de 14 meses.

5. Culpe o domingo

Para que um mês tenha uma sexta-feira 13, o mês deve começar em um domingo . Não acredita em nós? Confira nossos calendários e teste você mesmo.

6. Sexta-feira 13 Padrões repetidos no calendário

Existe um método de calendário para a loucura da sexta-feira 13. Sempre que um ano comum começa em uma quinta-feira, os meses de fevereiro, março e novembro terão uma sexta-feira 13. Isso acontecerá 11 vezes no século 21.

O padrão fevereiro-março-novembro se repete em um ciclo de 28 anos. No século 21, o período começou em 2009. Em 2015, 6 anos depois, a sexta-feira 13 ocorreu em fevereiro, março e novembro. Isso não acontecerá por mais 11 anos até 2026, e teremos que esperar novamente por 11 anos até 2037 para ver a trilogia de fevereiro, março e novembro.

7. Mesmo durante anos bissextos

Três sextas-feiras 13 também podem ocorrer em um ano bissexto . Se o dia 1º de janeiro de um ano bissexto cair em um domingo, os meses de janeiro, abril e julho terão uma sexta-feira 13.

No século 20, isso aconteceu em 1928, 1956 e 1984. E no século 21, isso acontecerá quatro vezes em 2012, 2040, 2068 e 2096. Notou algo interessante? Sim, é o ciclo de 28 anos novamente!

8. Apropriadamente, Alfred Hitchcock nasceu no dia 13

O mestre do suspense nasceu em 13 de agosto de 1899 - portanto, sexta-feira, 13 de agosto de 1999, seria seu aniversário de 100 anos. Ele fez sua estréia na direção em 1922 com um filme chamado Número 13. Infelizmente, o filme estava condenado desde o início e nunca saiu do papel devido a problemas financeiros.

Outras celebridades e personalidades conhecidas nascidas em uma sexta-feira 13 incluem as atrizes Mary-Kate e Ashley Olsen; romancista e dramaturgo, Samuel Beckett; e o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro.

9. É um dia de azar apenas para alguns

Sexta-feira 13 não é universalmente vista como um dia de miséria. Por exemplo, na Itália, sexta-feira 17 e não sexta-feira 13 é considerado um dia de azar. Na verdade, o número 13 é considerado um número de sorte!

Em muitos países de língua espanhola e na Grécia, a terça-feira 13 é vista como um dia de infortúnio.

10. ...E a pesquisa sugere que pode não ser azar, afinal

Há muito pouca evidência para mostrar que a sexta-feira 13 é realmente um dia de azar. Muitos estudos mostraram que a sexta-feira 13 tem pouco ou nenhum efeito sobre eventos como acidentes, visitas a hospitais e desastres naturais.

11. O dia inspirou uma das séries de filmes de maior bilheteria

O sucesso comercial da sexta-feira 13 inclui 12 filmes de terror, uma série de televisão e vários livros que enfocam maldições e superstições. Embora os filmes e as séries de televisão recebam consistentemente críticas negativas dos críticos, eles têm um número considerável de seguidores. A máscara usada pelo personagem-chave do cinema, Jason Voorhees, é uma das imagens mais conhecidas da cultura popular.

12. ...E um País para Aumentar a Conscientização sobre Segurança e Acidentes

Desde 1995, a Finlândia dedica uma sexta-feira 13 por ano para observar o Dia Nacional do Acidente. O dia visa aumentar a conscientização sobre segurança - nas estradas, em casa e no local de trabalho.

13. Um asteroide passará com segurança pela Terra em 2029

Numa sexta-feira 13! Sexta-feira, 13 de abril de 2029, para ser exato. Quando 99942 Apophis foi descoberto em 2004, pensava-se que tinha uma pequena chance de colidir com a Terra. Mas você pode ficar tranquilo porque, desde então, os cientistas revisaram suas descobertas, que mostram que não há absolutamente nenhum risco de o asteróide impactar a Terra ou a Lua.

*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem