10 precauções a tomar antes de transferir dinheiro para alguém online

 10 precauções a tomar antes de transferir dinheiro para alguém online

Os golpes online estão aumentando na Índia nos últimos 5 a 6 anos, pois o UPI e as transações online aumentaram com o tempo.

Recentemente, um cara que conheço me disse que acidentalmente perdeu Rs 56.000 em uma fraude online. Ele queria fazer um tour e, quando pesquisou online, encontrou um site que tinha o número de uma operadora de turismo, para o qual ligou e perguntou. Tudo parecia genuíno e, após algumas verificações básicas, ele fez uma transferência UPI no valor total de Rs 56k.

O link do site onde ele conseguiu o número foi https://www.bharatibiz.com/en/gurdwara-sri-hemkunt-sahib-093392-58256 e o ​​número de telefone foi 9339258256

Precauções a serem tomadas ao fazer transferência de dinheiro para uma nova pessoa online

Foi um grande erro

Assim que se transferiu, logo percebeu que foi levado para passear e percebeu seu erro. Em geral, esse cara é muito cauteloso e não confia nesses tipos de contatos online, mas, neste caso, havia algum elemento de RUSH e excesso de confiança, pois no passado recente ele tinha algumas reservas online de maneira semelhante.

Sinto que, embora todos estejamos cientes dessas fraudes e tentemos ser cautelosos, um dia todos nós podemos cair nesses truques, pois o outro lado pode nos enganar.

10 precauções a tomar antes de enviar dinheiro para alguém online

Vejamos algumas das verificações e precauções básicas que devemos tomar para evitar qualquer fraude on-line enquanto transferimos dinheiro on-line para alguém para reservar passeios, viagens, hotéis ou para fins de compras. Vamos olhar para eles um por um

1. Pesquise o número/nome da empresa no google uma vez

Uma pequena pesquisa no número de telefone ou e-mail da pessoa pode revelar muitos detalhes às vezes. Se a mesma pessoa enganou outras pessoas, há uma boa chance de você receber algumas dicas sobre isso. Quando procurei esse número 9339258256 online, vi que o mesmo número estava listado para várias empresas, o que mostra claramente que é um trapaceiro.

O mesmo número de telefone está registrado para várias empresas no Google.  É uma clara fraude e golpe online

2. Use a transferência NEFT/IMPS em vez de UPI

O UPI é rápido e seguro, mas valioso apenas se você estiver transferindo dinheiro para a pessoa certa e genuína. O problema do UPI é que ele MASCARA os detalhes da pessoa e apenas fornece um código de varredura ou detalhes simples que não dizem muito sobre a pessoa. Em caso de dúvida, peça sempre os dados bancários para transferir dinheiro através de NEFT ou IMPS.

Isso fornecerá pelo menos detalhes como uma conta bancária, nome do titular da conta, agência, etc. Você pode usar isso para verificar ou reclamar mais tarde no banco facilmente. Além disso, o nome da conta bancária deve ser da mesma pessoa.

3. Não se apresse

Qual é a pressa?

Nunca tome decisões rápidas ao enviar grandes quantias. Às vezes, quando você faz coisas no último minuto, você está com pressa e muitas vezes não presta atenção a pequenas bandeiras vermelhas. Além disso, sua mente pode não entrar em detalhes que poderiam ter evitado uma fraude. Sempre inicie uma conversa com a pessoa, fale com ela uma vez, espere horas/dias e depois faça qualquer transferência após uma pesquisa adequada.

4. Sempre transfira dinheiro adiantado, não cheio

Na maioria das vezes, as pessoas pagam o valor total se as coisas parecerem genuínas e não quiserem ter dor de cabeça para pagar o saldo mais tarde. Eles confiam demais nos outros. Na medida do possível, sempre pague um adiantamento primeiro e pague o restante depois. Isso lhe dá muito tempo e, caso você não tenha sorte, não perde todo o dinheiro em fraudes.

5. Callbacks contínuos são uma bandeira vermelha

A maioria dos fraudadores / golpistas tende a enviar spam para você com chamadas e mensagens repetidas vezes. Eu vi isso pessoalmente em “Golpe da ONG”, onde alguém liga para você ou manda um WhatsApp para você para doar dinheiro para uma criança doente no hospital.

Esta é uma grande bandeira vermelha. Às vezes, você recebe uma ligação de algum seguidor sênior ou superior com você. Se isso estiver acontecendo no seu caso, seja muito cauteloso.

6. Valide o número ou pessoa de contato com grupos/sites online

A maioria das empresas genuínas tem uma forte presença online. Eles têm seu próprio site, página no Facebook, página no Instagram ou alguma outra identidade de mídia social. Você pode ler as avaliações de outras pessoas, seus números de telefone são publicados lá e outros detalhes como endereço e detalhes comerciais são mencionados.

Não estou dizendo que as pessoas fraudulentas não podem criar essas coisas, mas é um ponto de verificação muito simples. Se você entrou em contato com alguém que sente falta dessas coisas, você tem um forte motivo para duvidar delas.

7. Pesquise no Truecaller

Outro grande truque é simplesmente verificar o número de telefone no aplicativo truecaller. Outros que podem ter encontrado esse fraudador ou o mesmo número de telefone devem tê-los marcado como “fraude”, “golpe”, “spam” ou palavras semelhantes. Isso lhe dará algumas dicas sobre a genuinidade deles

Verifique se há um número de telefone no truecaller para verificar se é spam ou fraude ou não

8. Peça conformidade como GST / Cheque / Referências

Uma coisa que você pode fazer adicionalmente é pedir uma cópia do CHECK e mencionar a eles uma desculpa de que você fará o pagamento de sua conta corporativa e este é o requisito obrigatório da empresa. Desta forma, você obterá todos os detalhes do titular da conta, agência e número da conta. Muitas coisas você pode verificar se a conta pertence à mesma pessoa ou não. Muitos fraudadores não usam sua própria conta. Isso pode se tornar uma base para mais questionamentos e você pode pegar um fraudador.

Além disso, se for uma entidade comercial, peça um número de GST, etc., também como segurança adicional.

9. Não confie nos anúncios aleatórios de sites discretos

Nunca confie em pessoas ou números de telefone listados em sites discretos, afinal, eles listam seus negócios em sites mortos e sem credibilidade. Ele simplesmente aparece no mecanismo de pesquisa de alguém que está pesquisando no google.

10. Ouça a intuição

Finalmente, eu diria que você deve ouvir seu pressentimento e se sua voz interior disser que as coisas não estão certas, é melhor não fazer a transação. Converse com a pessoa para quem você está transferindo a quantia e observe sua linguagem, seu tom e muitas pequenas coisas. Mas confie em sua voz interior e não faça a transação ou pelo menos espere mais tempo.

Mais precauções a tomar

  • Nunca compartilhe OTP ou PIN com ninguém, não importa o que aconteça
  • Não responda a chamadas que digam que são do RBI, IRDA ou departamento de impostos que solicitam seus dados pessoais
  • Você nunca precisa pagar seu pin UPI para revisar o dinheiro em qualquer aplicativo UPI. Muitos fraudadores dizem que estão enviando o dinheiro para você, mas enviaram uma "solicitação de pagamento"
  • Nunca dê acesso a ninguém para compartilhar sua tela para fins de assistência. Não use software como Teamviewer ou Anydesk

Etapas a serem seguidas se você perder dinheiro em qualquer fraude online

  • Faça uma reclamação à Cyber ​​Cell imediatamente
  • Arquive um FIR também se o valor for significativo para você.
  • Compartilhe sobre o incidente no Twitter e em outros canais de mídia social dos quais você faz parte
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