8 dicas de especialistas para construir lista de e-mail

 8 dicas de especialistas para construir lista de e-mail


Se você quer aumentar sua lista de emails e acelerar seus resultados, você veio ao lugar certo. No Inbound Marketing, o e-mail é uma das ferramentas mais importantes, pois é com ele que você consegue estabelecer um relacionamento mais próximo com seus leads.

O marketing por e-mail tem um ROI (Retorno sobre o investimento) significativo. Portanto, conhecer táticas que te ajudem a construir sua lista organicamente é fundamental para potencializar os resultados.

Para começar, a maior dica de todas: você nunca deve comprar listas de e-mail! Essa é uma prática que impacta negativamente na sua taxa de entrega, além da possibilidade de geração de relatórios de spam de usuários que não solicitaram o recebimento de seus e-mails. 

Embora pareça uma boa alternativa para aumentar sua lista, é uma péssima ideia. Afinal, essa é uma tática invasiva e que não promove engajamento, pois as pessoas que não se interessam vão receber suas mensagens.

Então, confira as dicas deste post para aumentar sua lista de e-mail corretamente e comece a colocá-las em prática!

Melhores maneiras de aumentar sua lista de e-mail

1. Crie ótimas ofertas

As pessoas só se inscrevem em uma lista de e-mail se perceberem os benefícios dessa ação. Ou seja, deixe claro o que você está oferecendo e o que os usuários ganham ao se cadastrar para receber seus e-mails.

Criar uma oferta atraente não significa apenas enviar produtos ou mostrar promoções, mas fornecer uma maneira da persona resolver o problema que ela tem. 

As pessoas, em geral, buscam na internet algo que possa ajudá-las, mesmo que não saibam.

Assim, sua empresa pode ser uma facilitadora que oferece conteúdos, dicas, descontos e produtos valiosos. Então, mostre que suas ofertas vão ajudar o consumidor de alguma forma.

2. Fornecimento de conteúdo premium

O marketing de conteúdo já se consolidou como uma estratégia de marketing digital e provou como os resultados são potencializados com as técnicas certas. 

Apenas tentar empurrar seus produtos ou serviços para os consumidores é uma má ideia. Portanto, a produção de conteúdo é uma ferramenta de conquista.

Além disso, os consumidores gostam de participar ativamente do processo, não são mais meros compradores. Esse relacionamento exige que você saiba como abordar seu cliente em potencial. 

Nesse contexto, produzir conteúdo relevante e oferecê-lo ao seu público torna-se uma grande fonte de novos leads.

O marketing de conteúdo também é uma estratégia para construir confiança. Se você enviar materiais gratuitos que sejam benéficos para o consumidor, será mais fácil para eles converterem.

No entanto, você deve entregar o que prometeu.

3. Mantenha etapas simples para se inscrever em sua lista

Não crie formulários que peçam muitos detalhes sobre o usuário. O ideal é começar simples, como assinaturas de newsletters que pedem apenas o endereço de e-mail. 

Após a conversão, você pode começar a pedir mais detalhes, como quando houver uma oferta de material rico, por exemplo.

Dessa forma, se o seu público estiver interessado em uma oferta, facilite ao máximo o processo de inscrição. Isso significa que você não precisa exigir muitos dados no início. 

A princípio, basta pedir nome e e-mail, pois a partir daí é possível iniciar a alimentação.

A partir daí, o lead passa a desenvolver confiança na marca, o que o faz fornecer mais dados.

4. Adicione formulários simples às páginas

Cada uma das páginas do seu site pode ser uma oportunidade para converter visitantes. Nesse sentido, pense em deixar as fichas de inscrição em locais estratégicos e visíveis. 

Além disso, crie CTAs que sejam atraentes e capturem a atenção dos usuários.

No entanto, tome cuidado para que isso não seja feito de forma invasiva, prejudicando a experiência do usuário.

5. Adicione pop-ups para aumentar as conversões

Pop-ups são ótimos recursos para aumentar sua lista de e-mail. No entanto, as janelas que aparecem devem ser usadas de forma adequada e sem exageros. 

É comum que a ferramenta seja utilizada assim que o visitante abre o site ou quando “ameaça” fechar a janela.

Assim, pop-ups aparecem em momentos decisivos e podem aumentar suas conversões. No entanto, é preciso ter cuidado para não ser inconveniente e obter bons resultados.

6. Insira CTAs de assinatura em postagens de blog

Os blogposts atuam como portas de entrada para clientes em potencial que têm potencial para entrar no seu funil de vendas. 

Ao consumir o conteúdo do seu blog, você pode aproveitar essa oportunidade e convidar o visitante a se inscrever e receber mais conteúdo.

O CTA em blogposts é uma tática que destaca a oferta e chama a atenção. Assim, você pode inserir o call-to-action em diferentes pontos do texto, de acordo com o que fizer mais sentido. 

A chamada para ação é essencial para a geração de leads, pois o convite move o usuário do topo para o meio do funil.

7. Oferta de Cupons de Desconto

Quem não gosta de receber um mimo das marcas, não é mesmo? Pedir o endereço de e-mail em troca de cupons de desconto é uma estratégia muito comum entre as marcas e sempre funciona. 

Este é um incentivo que destaca o benefício e atrai mais consumidores.

Além disso, use datas comemorativas para destacar e modificar suas ofertas. 

É possível oferecer cupons diferentes em festivais, por exemplo, pois são períodos em que as pessoas costumam comprar mais. 

Assim, você aproveita o momento para que eles se cadastrem na sua base.

8. Usando sites de mídia social

A mídia social é uma boa fonte de atrair clientes em potencial e também para gerar tráfego. Portanto, ao desenvolver suas campanhas de mídia social, pense de forma mais ampla sobre como elas podem alavancar outras estratégias.

Mesmo que as redes sociais sejam boas ferramentas para aproximar e engajar o público, o e-mail ainda é uma abordagem mais direta. 

Nesse sentido, aproveite o alto volume de tráfego em seus perfis e páginas para que eles assinem sua newsletter.

Além do já conhecido uso de CTAs em suas publicações, use também:

  • Links na bio (Instagram, Twitter, LinkedIn, entre outros);
  • Nas legendas das fotos;
  • Histórias do Instagram.

Você notou quantas maneiras diferentes você pode usar para aumentar sua base? 

Colocando em prática essas dicas para aumentar sua lista de emails, você vai perceber quantos leads vão converter. Dessa forma, em breve suas vendas também começarão a disparar.

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