11 etapas para executar uma campanha de marketing por e-mail bem-sucedida

11 etapas para executar uma campanha de marketing por e-mail bem-sucedida


Uma campanha de marketing deve conter uma mensagem bem direcionada que atinja e seja compreendida pelo público-alvo da empresa, levando-o a realizar uma ação (geralmente uma compra).

É necessário que antes de lançar esta campanha, faça uma pesquisa prévia sobre seu mercado, produto e público consumidor para que possa definir toda a estratégia de marketing. E obtenha resultados positivos!

Para ajudá-lo a organizar, definir e criar sua próxima mensagem promocional, aqui estão algumas etapas a não pular ao produzir uma campanha. Aproveite-os!

1. Descubra qual é o seu público-alvo

Em primeiro lugar, defina o público-alvo a quem se destina a campanha. Para isso, você deve conhecer os atuais e potenciais consumidores ou usuários do seu produto ou serviço.

Depois de saber a quem se dirigir, faça uma pesquisa sobre as necessidades dessas pessoas, definindo o principal potencial do que você está promovendo e como isso despertará o interesse dos consumidores.

Se você está promovendo, por exemplo, calçados esportivos e exibe imagens de pessoas sentadas no sofá, não conseguirá atrair muitos clientes.

É por isso que, além do óbvio (neste caso, pessoas que praticam esportes), você também deve investigar outras necessidades do seu público-alvo. Quem são essas pessoas? 

Pessoas sem tempo para apertar cadarços? Adultos, jovens, idosos? Qual é o perfil dessas pessoas? Esportistas de fim de semana? atletas? 

Eles são líderes de opinião? Tudo isso deve ser pesquisado antes de lançar uma campanha.

2. Defina seu mercado e produto/serviço

Você também precisa definir seu mercado e produto/serviço para obter resultados. No caso dos calçados esportivos, você pode atuar no mercado esportivo com um único produto, um tênis novo, por exemplo.

Mas você também pode entrar no mercado da moda com uma linha mais glamorosa de calçados esportivos. 

Com isso, você poderá definir o melhor meio para divulgar sua campanha: e-mail, redes sociais, sites de notícias, jornais, revistas, rádio, televisão…

3. Revise outras campanhas

Antes de lançar sua campanha, visualize o máximo de anúncios possível. 

Assista a anúncios de televisão, veja anúncios na Internet e em outdoors e veja o que chama sua atenção e quais qualidades os anúncios têm que mais o atraem. 

Depois de chegar a algumas conclusões, insira-as em sua própria campanha.

4. Analise a concorrência

Você já sabe que antes de lançar a campanha deve dar uma olhada na concorrência direta e indireta.

Entenda quais são os principais concorrentes no mercado em que atua, quantos são e o que eles têm a oferecer, quais necessidades eles atendem que sua empresa não tem a oferecer.

Ao fundo, veja o que estão vendendo e como estão vendendo. Compare com seus próprios métodos e, ao final, destaque os itens que fazem sua empresa se destacar como única, inovadora ou simplesmente diferente. 

Sua proposta deve conter um valor para seu público-alvo.

Se ainda não o fez, esta é a melhor altura para fazer uma análise SWOT , que inclui quatro pontos essenciais:

Forças = O que sua empresa faz bem, o que agrega valor em relação à concorrência.

Fraquezas = As fragilidades da sua empresa, marca ou produto/serviço, ou seja, o que você precisa melhorar.

Oportunidades = condições fora da sua empresa que beneficiam sua atuação no mercado.

Ameaças = condições externas à sua empresa que comprometem o seu desempenho no mercado.

5. Decida qual campanha você deseja criar

Agora você tem todas as informações necessárias para decidir se quer um anúncio simples (cartaz, flyer, banner, etc.) ou um anúncio mais complexo (Internet, TV, rádio). 

Claro que a disponibilidade financeira pode ditar o tipo de anúncio, mas isso não significa que não avalie todas as possibilidades, tendo em conta que qualquer que seja o tipo de campanha, seja um simples flyer tamanho A3 ou um anúncio de TV, deve ser adequado para o seu negócio. 

Por exemplo, se os tênis que você está promovendo são para adolescentes, envolva algo que esteja na moda. Se forem para crianças, faça um anúncio brilhante e colorido. 

Se for em áudio, use recursos chamativos como voz engraçada, efeitos sonoros, etc. Repetimos: certifique-se de que a campanha seja adequada ao público que deseja atingir.

6. Determine os objetivos

É fundamental definir o que pretende alcançar com a campanha, quais são os seus principais objetivos: atrair novos clientes? Maior fidelidade dos clientes existentes? Aumento nas vendas? Fluxo de produto? As hipóteses são muitas.

É importante que esses objetivos sejam possíveis de serem alcançados. A criatividade é muito produtiva, sim, mas nem todas as ideias podem ser efetivamente realizadas. Assim, você deve adequar seus objetivos aos recursos de sua empresa.

7. Desenvolva o conteúdo da sua mensagem

Agora que você tem as informações necessárias para preparar o conteúdo da campanha, reúna-se com sua equipe e pense nos textos, na estrutura e no formato da mensagem. 

É importante que eles façam marketing de conteúdo. A mensagem deve ser adaptada ao público-alvo selecionado e, nesse sentido, o trabalho não é fácil porque cada tipo de público tem gostos diferentes, preferências diferentes, hábitos que os individualizam e necessidades que vão de encontro às suas vivências. 

Por isso é importante que você enfatize todos esses conteúdos na mensagem da campanha.

Não se esqueça que sempre existe uma informação que é a principal, destaque-a. É a ideia, o foco em torno do qual gira toda a campanha de marketing, aquele ponto onde o produto ou serviço mais se destaca. 

Invista em um título ou destaque curto, direto, objetivo e relevante. Apenas diga o que você tem a dizer! Afinal, esse é o primeiro elemento que o leitor vê. 

Aquela primeira linha, aquele primeiro som que te faz entrar em contato com o produto/serviço da sua empresa.

Uma vez decidida a ideia, é necessário escrever e criar a campanha de forma clara e apelativa. 

Escolha as palavras e imagens certas, lembrando que a mente humana só precisa de três segundos para se interessar por um assunto. 

Juntas, palavras e imagens devem levar à ação por parte do consumidor. Se o fizerem, ótimo, você atingiu os objetivos e a campanha foi eficaz. 

Se não o fizerem, é pior, a campanha não foi eficaz e gastou tempo e dinheiro sem obter resultados.

Ao mesmo tempo, deve humanizar o conteúdo. Se você usa o mailing para enviar a campanha, por exemplo, evite envios robóticos e impessoais.

Em vez disso, trate as pessoas pelo nome e mostre que sua empresa oferece um tratamento personalizado, exatamente o que o consumidor procura!

Para melhorar sua estratégia de conteúdo, você também pode usar o senso de urgência com termos como “agora”, “hoje” ou “já”. 

O objetivo é fazer com que as pessoas cliquem nos links, entrem na loja e depois programem uma ida às compras…

E se tiver oportunidade e espaço, ofereça informações que interessem ao seu consumidor e agregue à sua campanha. Dê outra coisa. 

No caso dos calçados esportivos, por exemplo, você pode complementar a oferta de tênis com dicas de como combiná-los com roupas ou ainda dar a possibilidade de baixar um ebook ou filme da sua empresa sobre como manter a forma.

8. Desenvolva o orçamento

Esteja ciente de quanto você pode e quer gastar na campanha. Determine o orçamento total da campanha para melhor gerenciá-lo e analisar o que está indo bem e o que está aquém de suas metas e expectativas. 

Assim você pode parar e recomeçar com um novo orçamento investindo mais no que está dando certo.

É igualmente importante no orçamento que você conheça o poder de compra do seu público-alvo e que consiga quantificar o consumo do que está promovendo. 

Se possível, estime o retorno do que você conseguirá com a campanha.

É claro que, para garantir uma campanha de marketing de sucesso, é importante que o que a empresa obtenha de lucro seja maior do que o que foi gasto na campanha.

9. Escolha o meio de comunicação

Existem várias formas de divulgar o seu serviço ou produto: TV, jornais, revistas, flyers, publicidade online, outdoors, outdoors, mailings, newsletters, etc. 

O importante é decidir qual mídia se adequa melhor à sua campanha, à imagem da sua empresa e ao produto/serviço que deseja divulgar. 

A escolha fica mais fácil se você já completou todas as etapas anteriores, pois já conhece os objetivos da campanha, quem quer atingir e como está a atuação da concorrência, além de já ter um planejamento do que pode gastar a campanha e qual o retorno financeiro pretendido.

10. Determinando a eficácia da campanha

Depois de concluídas todas essas etapas, você deve definir o plano promocional por escrito. 

Este documento deve incluir a análise da situação, os prazos para a integração efetiva dos elementos promocionais com os elementos de marketing MIX e determinar como medir a eficácia da campanha uma vez implementada.

Se possível, mantenha também um registro diário com todos os relatórios de sua campanha para alterar ou complementar o andamento do plano, se necessário. 

Se acompanhar a campanha desde o início – de forma a corrigir ou melhorar aspetos ao longo do tempo poderá atingir o objetivo definido. 

O importante é escolher um método que avalie corretamente os resultados da campanha.

11. Acompanhe os resultados

Acompanhe sua campanha do primeiro ao último dia. É fundamental avaliar o que correu bem e o que correu mal, o que pode ser melhorado, o que deve ser eliminado, o que deve ser mantido, etc. 

Se você não puder fazer isso sozinho, use ferramentas para medir o desempenho de campanhas (Google Analytics, por exemplo) ou empresas de serviços de marketing. Os dados que você coletará são essenciais para a tomada de decisões no futuro.

E agora, de posse dos principais passos para uma campanha de sucesso, reúna sua equipe, trace uma estratégia de divulgação eficiente e obtenha resultados incríveis.

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